Conteúdo Principal
Publicado em: 16/05/2025 - 10h39 Atualizado em: 16/05/2025 - 13h01 Tags: Hugo Zaher, Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude

Hugo Zaher é eleito presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça

-
Juiz Hugo Zaher, coordenador da Infância e Juventude do TJPB

Mais um membro do Poder Judiciário estadual paraibano assume posição de destaque no cenário nacional. O juiz Hugo Gomes Zaher,  coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi eleito presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (COLINJ). O pleito foi realizado durante encontro do colegiado na quarta-feira (14), na cidade de Belo Horizonte (MG). 

A posse aconteceu no mesmo dia, em ato contínuo à eleição. Compõem a nova diretoria, ao lado do magistrado paraibano, o juiz Adriano Gomes de Melo (TJTO), como vice-presidente, e a juíza Luciana Assad Luppi Ballalai (TJPR), como secretária. 

O magistrado paraibano informou que a chapa eleita assume o compromisso de dar continuidade às ações estratégicas desenvolvidas pelas gestões anteriores, com foco na atuação cooperativa, fortalecimento institucional e aprimoramento das políticas judiciárias voltadas à proteção de crianças e adolescentes. 

“Assumimos essa missão com o compromisso de fortalecer o trabalho das coordenadorias em todo o país, consolidando redes de proteção, ampliando o apoio técnico e promovendo o intercâmbio de boas práticas. A defesa dos direitos da infância e juventude exige articulação institucional, sensibilidade e firmeza na atuação do sistema de justiça”, afirmou o novo presidente do colegiado. 

Entre as diretrizes apresentadas pela nova diretoria estão: aproximação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para atualização da Resolução nº 94; alinhamento técnico com o Conselho Nacional de Supervisores do Sistema Socioeducativo (CONSUP); aprofundamento dos diálogos com fóruns e instituições parceiras como FONINJ, FONAJUS, ABRAMINJ, ANGAAD e ARPEN Brasil; e articulação com universidades e escolas de magistratura para produção de conhecimento e ações formativas.

De acordo o juiz Hugo Zaher, a nova diretoria também propôs a criação de assessorias temáticas para apoio técnico especializado em áreas estratégicas como ‘Primeira Infância, Depoimento Especial, PPCAAM’ e fortalecimento das equipes interprofissionais das varas da infância e juventude.

COLINJ - O Colégio de Coordenadores representa um espaço de construção colaborativa de propostas, com participação ativa dos tribunais de todo o país, contribuindo para a implementação de políticas públicas e a efetividade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por Valter Nogueira, com foto de Euler Júnior/TJMG

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711