Informações e técnicas de segurança institucional são apresentadas a magistrados em curso na Esma
Buscando levar aos magistrados do Estado informações e noções técnicas de segurança, inclusive, frente às redes sociais, com relação à exposição pessoal, cerca de 40 juízes estão assistindo aulas na segunda turma do Curso de Segurança Institucional no Poder Judiciário. A formação ocorre nesta quinta (29) e sexta-feira (30), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30. A prática de tiro ocorrerá nas academias da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado.
O curso é promovido pela Esma em parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM), e conta com o apoio do Ministério Público estadual, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado e da Polícia Federal. Na semana passada, outros 50 magistrados participaram da primeira turma da formação, que visou, ainda, trabalhar as condições psicológicas, aperfeiçoar a prestação jurisdicional e garantir a segurança dos julgadores e de seus familiares.
Para o juiz da 1ª Turma Recursal da Comarca de Campina Grande, Alberto Quaresma, em razão da situação de violência pela qual passa o país, os fóruns necessitam de mais segurança. “Esse curso vai oferecer uma visão a respeito das medidas preventivas que devem ser observadas pelos magistrados para que possam se defender de possíveis situações de risco”, disse.
O juiz destacou, também, a preocupação dos tribunais do país para garantir a segurança de suas instituições, bem como dos magistrados, servidores e jurisdicionados. “Por esta razão, os tribunais vêm realizando cursos como este para que os juízes se capacitem para que possam se defender com segurança”.
O juiz da 10ª Vara Cível de Campina Grande, Wladimir Alcibíades, ressaltou que esta temática é de extrema importância, ao trazer noções de segurança institucional aos magistrados. Ele afirmou, ainda, que a capacitação acaba se refletindo, também, numa melhor prestação dos serviços jurisdicionais. “A segurança de todos os membros do Poder Judiciário é algo importantíssimo”, observou.
A primeira aula foi ministrada pelo delegado estadual e secretário Executivo de Segurança Pública do Estado, Jean Francisco Bezerra. De acordo com o professor, essa é uma oportunidade para se rever conceitos, posturas e rotinas por parte dos magistrados. “Serão repassadas algumas orientações técnicas aos juízes, para que eles possam exercer suas funções com tranquilidade”, afirmou.
Ainda segundo o delegado, serão abordados na formação temas como: segurança institucional, medidas de proteção, segurança física e pessoal, tecnologia da informação aplicada à segurança e proteção e defesa pessoal.
Integram, também, a equipe de professores a delegada da Polícia Federal (PF) e diretora do Setor de Segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tatiana Costa, os promotores de Justiça Octávio Paulo Neto, Manoel Cacimiro Neto e Rafael Lima Linhares; o delegado da PF, Raone Aguiar; o agente da PF Marcelo Dolabela; e os PMs Álvaro Filho e Geraldo Prazeres.
Por Marcus Vinícius