Conteúdo Principal
Publicado em: 19/08/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Inscrições para Curso de Administração Judiciária do CNJ já estão abertas para magistrados paraibanos

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, comunica aos magistrados paraibanos que começaram, nesta quinta-feira (19), as inscrições para o Curso de Administração Judiciária - Ensino à Distância. Será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Departamento de Gestão Estratégica e o público alvo são os magistrados de primeira e segunda instância. As inscrições vão até o dia 25 deste mês, e estão sendo oferecidas 120 vagas.

As inscrições serão aprovadas pela ordem crescente da data do pedido até o limite de vagas e serão feitas junto à Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), no horário do expediente. Os interessados em participar já podem se cadastrar no curso via Portal do TJPB, no quadro de avisos (Meta 8). 

O Curso de Administração Judiciária, que faz parte da Meta 8, será ministrado em parceria, a partir de termo de cooperação firmado entre o CNJ e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), esta última encarregada do projeto de desenvolvimento do conteúdo e, o CNJ, da adaptação e adequação do conteúdo a ser ministrado por intermédio de serviços terceirizados no formato EAD.

Dois módulos farão parte do conteúdo programático do curso: Módulo I -  Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica do cartório e Gestão de Processos e, o Módulo II -  Gestão de Pessoas. Todos os participantes terão que atingir 40 horas, não sendo permitido o fracionamento da carga horária ou do programa.

De acordo com a programação, não haverá prova. Os magistrados serão avaliados por meio de acompanhamento por tutor, ao longo do curso, da frequência e da participação.  Será utilizado o processo de construção do conhecimento, onde o próprio aluno verifica se necessita ler mais sobre o tema.

Ao final, serão conferidos certificados conjunto pelo CNJ e pela Enfam, em formato digital, documento que terá validade para fins de promoção por merecimento.

Todo o material será disponibilizado via internet e poderá ser acessado nos horários de conveniência do participante, dentro do período estimado para sua finalização, de aproximadamente 30 dias. Não haverá curso presencial e nem de transmissão de vídeo ou videoconferência em tempo real.

Segundo o vice-diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), juiz Euler Paulo de Moura Jansen, a iniciativa mostra a intenção da cúpula do Judiciário, do CNJ, da Enfam e dos tribunais superiores de “chamar para a conversa os magistrados de primeira e segunda instância, permitindo-lhes ser escutados, no que diz respeito à gestão do Judiciário, preparando-os como líderes e administradores para o amanhã”.

Por Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711