Inscrições para Curso de Administração Judiciária do CNJ já estão abertas para magistrados paraibanos
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, comunica aos magistrados paraibanos que começaram, nesta quinta-feira (19), as inscrições para o Curso de Administração Judiciária - Ensino à Distância. Será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Departamento de Gestão Estratégica e o público alvo são os magistrados de primeira e segunda instância. As inscrições vão até o dia 25 deste mês, e estão sendo oferecidas 120 vagas.
As inscrições serão aprovadas pela ordem crescente da data do pedido até o limite de vagas e serão feitas junto à Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), no horário do expediente. Os interessados em participar já podem se cadastrar no curso via Portal do TJPB, no quadro de avisos (Meta 8).
O Curso de Administração Judiciária, que faz parte da Meta 8, será ministrado em parceria, a partir de termo de cooperação firmado entre o CNJ e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), esta última encarregada do projeto de desenvolvimento do conteúdo e, o CNJ, da adaptação e adequação do conteúdo a ser ministrado por intermédio de serviços terceirizados no formato EAD.
Dois módulos farão parte do conteúdo programático do curso: Módulo I - Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica do cartório e Gestão de Processos e, o Módulo II - Gestão de Pessoas. Todos os participantes terão que atingir 40 horas, não sendo permitido o fracionamento da carga horária ou do programa.
De acordo com a programação, não haverá prova. Os magistrados serão avaliados por meio de acompanhamento por tutor, ao longo do curso, da frequência e da participação. Será utilizado o processo de construção do conhecimento, onde o próprio aluno verifica se necessita ler mais sobre o tema.
Ao final, serão conferidos certificados conjunto pelo CNJ e pela Enfam, em formato digital, documento que terá validade para fins de promoção por merecimento.
Todo o material será disponibilizado via internet e poderá ser acessado nos horários de conveniência do participante, dentro do período estimado para sua finalização, de aproximadamente 30 dias. Não haverá curso presencial e nem de transmissão de vídeo ou videoconferência em tempo real.
Segundo o vice-diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), juiz Euler Paulo de Moura Jansen, a iniciativa mostra a intenção da cúpula do Judiciário, do CNJ, da Enfam e dos tribunais superiores de “chamar para a conversa os magistrados de primeira e segunda instância, permitindo-lhes ser escutados, no que diz respeito à gestão do Judiciário, preparando-os como líderes e administradores para o amanhã”.
Por Clélia Toscano




