Conteúdo Principal
Publicado em: 09/04/2021 - 16h01 Atualizado em: 09/04/2021 - 16h04 Tags: Webinário, Novas Tecnologias no Judiciário, DJEN/PJE

Integração do DJEN/PJE é tratada no Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’

Na manhã desta sexta-feira (9), 360 inscritos entre magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual participaram do Webinário “Novas Tecnologias no Judiciário”, que tratou de mais um tema: ‘Diário da Justiça - Integração DJEN/SIP/PJe’. A temática foi ministrada pelo diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ney Robson, e pelos servidores da Ditec, Anaclara Leal e Isac Almeida.

O webinário é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura e do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Ditec. Esta foi a quarta temática apresentada dentro da programação, e o evento foi transmitido através do aplicativo Zoom e pelo canal da Esma no YouTube. 

Desembargador Ricardo Vital

O diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital, fez a abertura do evento saudando todos os participantes. “A presença da Esma em visível atividade é fator preponderante ao sentido maior de sua afirmação como braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba.”, ressaltou o desembargador Vital.

O evento, na ocasião, foi conduzido pelo diretor adjunto da Escola, juiz Antônio Silveira Neto, e contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Euler Jansen. Durante a transmissão do webinário, os participantes puderam interagir com os palestrantes para tirar dúvidas a respeito da temática.

Ao abrir a temática, o diretor da Ditec falou sobre as Comunicações Processuais, que trata da integração entre o PJe e o Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), já que é uma determinação normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 234/2016. 

Ney Robson

Ney Robson ressaltou que o artigo 5ª da Resolução 234 estabelece que o DJEN substituirá os atuais Diários da Justiça eletrônicos mantidos pelos órgãos do Poder Judiciário e estará disponível no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele informou, ainda, quais objetos poderão ser publicados ao DJEN, conforme disciplinado no artigo 6º da resolução citada.

O diretor disse, também, que o Tribunal de Justiça da Paraíba publicou o Ato da Presidência nº 20/2021, que dispõe sobre a publicação dos atos no Diário da Justiça Eletrônico Nacional nos processos eletrônicos do PJE no âmbito do TJPB. “Estamos em sintonia com a Resolução do CNJ. Então, neste momento, a publicação no DJEN será específica para publicações de intimações e editais de processos judiciais eletrônicos”, informou.

Anaclara Leal

Dando continuidade à temática, a servidora Anaclara Leal detalhou aos participantes o passo a passo da funcionalidade do sistema operacional, desde a seleção do processo até o encaminhamento para publicação do ato no DJEN. Ela informou, ainda, que essa operacionalização já estará disponível tanto para o 1º e 2º Graus do TJPB, a partir do dia 19 deste mês. Em seguida, Isac Almeida mostrou como vai funcionar a sistemática, no ambiente de homologação do DJEN. 

5ª temática – De acordo com à programação, a quinta temática será realizada no dia 30 com o tema ‘TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos’. 

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB




 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611