Conteúdo Principal
Publicado em: 13/11/2015 - 13h27 Tags: Precatórios

Integrantes do Fonaprec se reúnem no Tribunal de Justiça da Paraíba

Reunião da Fonaprec no TJPB

Integrantes do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec) decidiram encaminhar uma recomendação ao Governo do Estado da Paraíba para que o valor integral voltado ao pagamento de precatórios em 2016 esteja previsto no orçamento do próximo ano. A deliberação foi feita durante a primeira reunião do Fórum, realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (13).

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJPB responsável pela pasta de precatórios, Eduardo José de Carvalho, o questionamento foi trazido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) e os demais membros concordaram que é necessário fazer a adequação do valor.

“Houve uma modulação feita pelo Supremo Tribunal Federal, que encurtou o regime especial de pagamentos de precatórios para cinco anos, ou seja, deverá sere encerrado no período de 2016 a 2020. Para que isso ocorra, é necessário um aumento no valor dos repasses”, pontuou o magistrado.

Ainda na reunião, o procurador do Estado, Gustavo Nunes Mesquita, informou aos membros do Fórum que o Governo estadual irá regularizar todas as parcelas de precatórios em atraso, no prazo de 15 dias, assumindo o compromisso de terminar o ano com todas as parcelas atrasadas quitadas.

Foi definido também que o calendário de reuniões do Fonaprec será bimestral e sempre na terceira sexta-feira do mês. Os trabalhos serão retomados no dia 19 de fevereiro.

Além do TJPB, OAB e Procuradoria do Estado, são órgãos do Fonaprec o Tribunal Regional Federal (TRF - 5ª região); Tribunal Regional do Trabalho (TRT, 13ª região); Ministério Público estadual, Procuradoria da República Federal; Advocacia Geral da União (AGU); Procuradoria do Município.

Para a representante do TRF presente, juíza Cristina Maria Costa Garcez, avaliação da primeira reunião foi positiva e resolutiva. “Os diversos segmentos envolvidos no Fórum que se preocupam com a regularidade do pagamento das dívidas dos entes federados e também da União têm a possibilidade de auxiliar na gestão das dívidas. Hoje, já adotamos medidas concretas para regularizarmos o pagamento de precatórios em dívidas estaduais e também municipais”, afirmou a magistrada.

O Fórum Nacional de Precatórios foi criado pela Resolução 158/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, no TJPB, foi instalado no dia 2 de outubro de 2015.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711