Jornalistas orientam magistrados sobre entrevistas e defendem maior interação do Judiciário com a imprensa
A abertura do segundo dia do evento foi feita pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa e coordenador dos cursos de magistrados da Escola Superior da Magistratura (Esma), Marcos Salles, que fez a apresentação dos palestrantes.
O primeiro a falar foi Bruno Sakaue, que destacou a necessidade de uma relação de maior confiante entre o magistrado e o jornalista, a partir de um diálogo aberto sobre o tema da reportagem. “É preciso humanizar a figura do juiz, de modo que não seja visto como uma pessoa inatingível”, defendeu ele, observando que, para isso, “deve-se quebrar a dificuldade de comunicação histórica”.
A jornalista Cláudia Carvalho fez um relato sobre a expansão do jornalismo online na Paraíba e falou sobre a necessidade de simplificação do diálogo do juiz com o repórter, para que seja evitado o “juridiquês”, neologismo para designar o uso desnecessário e excessivo do jargão jurídico. Lembrou da rapidez do noticiário nos portais e a pluralidade, com a convergência de mídias (textos, vídeos e áudios).
Na sequência falou Angélica Lúcio, que apresentou estatísticas sobre a opinião da população a respeito do Judiciário e demais poderes, a imprensa e organizações. Ela observou a necessidade de ampliação da participação dos magistrados na mídia, como canal de diálogo com a sociedade. A última exposição foi a do jornalista Josival Pereira, apresentador de programas de rádio e TV.
A visita a um veículo de comunicação marcou o encerramento do curso. Os magistrados conheceram o funcionamento de redações de jornal, rádio e televisão, fazendo um paralelo com todas as informações que receberam sobre a imprensa e as oficinas em que participaram.
O Media Training foi aberto na segunda-feira (2), com palestras do desembargador federal da 5ª Região e diretor da Esmafe, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, e do juiz federal e diretor do do Foro da Justiça Federal do Ceará, Leonardo Resende, com introdução feita pelo juiz federal Bruno Teixeira. Os magistrados falaram sobre “Mídia e Judiciário”.
Por Gecom




