Juiz da 7ª Vara de Sousa realiza audiência concentrada na Casa Lar e equipe homenageia as crianças
A 7ª Vara Mista, que tem competência exclusiva na área da Infância e Juventude da Comarca de Sousa, realizou audiências concentradas para avaliação dos processos das crianças e adolescentes acolhidos na Casa Lar de Sousa, nessa quarta-feira (24). O juiz Vinícius Silva Coelho, titular da unidade, verificou a situação de cada um dos seis acolhidos, acompanhado da equipe multidisciplinar da 7ª Vara, Ministério Público e representantes da Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Município. Na ocasião, comemoraram o Dia das Crianças.
Durante as audiências, a equipe da 7ª Vara, com o apoio das servidoras do Fórum José Mariz e do Ministério Público, promoveu um evento em alusão ao Dia das Crianças na Casa Lar. Foram distribuídos presentes, oferecidos lanches e promovidas brincadeiras, como forma de proporcionar aos acolhidos uma tarde diferenciada em sua rotina institucional.
“Aproveitamos a presença dos familiares para as audiências concentradas e decidimos proporcionar um momento de descontração e leveza às crianças e adolescentes acolhidos. O objetivo foi mesmo de alterar um pouco a rotina da instituição. Demandou muito pouco de todos nós e represenou muito para os menores”, enfatizou o magistrado.
Foram realizadas seis audiências na sala de reuniões da instituição de acolhimento. Apenas uma das crianças retornou para a família, as demais aguardam nova avaliação. Dentre os acolhidos, dois meninos estão no Cadastro Nacional de Adoção e aguardam algum pretendente interessado no perfil deles para adoção.
A entidade é gerenciada pela Secretaria de Assistência Social do Município de Sousa e acolhe crianças e adolescentes em medida de proteção. As audiências concentradas acontecem a cada três meses, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Por Gabriella Guedes






