Conteúdo Principal
Publicado em: 21/07/2018 - 16h24 Atualizado em: 24/07/2018 - 15h52 Comarca: Caaporã Tags: Infância e Juventude

Juiz da Infância do TJPB palestra sobre o papel da escola e da família na educação em Caaporã

Integrando a programação de atividades alusivas aos 28 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o juiz-coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba e titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Adhailton Lacet Correia Porto, foi palestrante no evento sobre ‘Família, educação, infância e juventude’, promovido pela Secretaria de Educação do Município de Caaporã. A palestra foi realizada nesta terça-feira (17), e também contou com explanação da assistente social Nataly de Sousa Pinheiro, integrante da equipe multidisciplinar da referida Vara.


O evento teve como público-alvo as mães, educadoras, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa de Crianças e Adolescentes, e demais integrantes da rede de proteção do público infantojuvenil.

Para o juiz Adhailton Lacet, o debate foi produtivo, levando em conta a troca de experiências e o diálogo com famílias, autoridades e todos os atores da rede de garantia de direitos da Infância e Juventude. “Foi um momento importante, porque pudemos discutir todos os aspectos relativos aos deveres da família, da sociedade e do Estado, no tocante à educação das crianças e adolescentes. Foi possível fazer ver que não basta entregar seu filho na escola e se desvencilhar de toda e qualquer obrigação. Os pais ficaram cientes de que eles também são responsáveis pela educação dos filhos, em solidariedade com o dever e a obrigação da escola”, afirmou o magistrado.

A assistente social Nataly Pinheiro defendeu o benefício da aproximação entre o Judiciário e a sociedade, ao levar a debate o tema em questão. “Abordar o papel da escola e dos pais na educação foi de suma importância para toda a comunidade escolar. Foi um momento para retirarmos dúvidas, abordarmos os principais problemas enfrentados e esclarecermos os procedimentos a serem adotados por professores e gestores. Tivemos, ainda, a oportunidade de aproximar o Judiciário, cada vez mais, da população e, ao mesmo tempo, nos tornarmos parceiros da rede de proteção socioassistencial”, declarou.

Também estiveram presentes no evento: secretários municipais; a juíza titular da Comarca de Caaporã, Daniere Ferreira de Souza; e o prefeito de Caaporã, Cristiano Monteiro (Kiko).

Por Marília Araújo (estagiária)

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611