Conteúdo Principal
Publicado em: 27/04/2020 - 14h10 Atualizado em: 28/04/2020 - 13h10 Comarca: Campina Grande Tags: casamento civil, Videoconferência

Juíza realiza cerimônia de casamento civil por videoconferência em Campina Grande

O dia 13 de abril de 2020 ficará marcado para os noivos, Josilene Oliveira dos Santos e Jorge Freire de Lima. Nessa data, a juíza Ivna Mozart Bezerra Soares, do 3.° Juizado Auxiliar Cível da 2.ª Circunscrição, que está respondendo pela Vara de Feitos Especiais da Comarca de Campina Grande, realizou, por meio de videoconferência, a cerimônia do casamento civil dos nubentes. A magistrada, seguindo orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria-Geral de Justiça no enfrentamento à Covid-19, fez o evento, tendo em vista a situação de emergência do caso, pelo fato do casal, por motivo de emprego, estava com passagens antecipadamente compradas, só de ida para a cidade do Rio de Janeiro, cuja viagem aconteceu no dia 15/04.

A juíza Ivna Mozart informou que todos os cuidados foram tomados, celebrando o casamento por videoconferência em sua residência. Já os noivos estavam no Cartório, que segue funcionando, com horário reduzido, dando preferência ao teletrabalho, como determina as autoridades de saúde, e ficaram em salas diferentes das testemunhas e dos funcionários, a fim de evitar a aglomeração.

“Quando um casal resolve unir em matrimônio, presume-se que, apesar de tudo isso que está acontecendo, as pessoas têm uma perspectiva de futuro e acreditam que tudo isso vai passar e eles vão poder ter uma vida em comum”, ressaltou a magistrada, lamentando o fato dos noivos não poderem comemorar com amigos e familiares, e por outro lado, destacando a felicidade em poder trazer o Poder Judiciário estadual para perto do jurisdicionado, por haver meios tecnológicos que possibilitaram o feito.

Ivna Mozart pontuou, ainda, a importância do papel da magistratura em salvaguardar direitos, até mesmo no período em que as pessoas não estão em situação contingencial. “O Poder Judiciário estadual já tem uma grande importância, como verdadeiro refúgio do cidadão, imagine em momentos como o dessa da pandemia. Os magistrados, que estão trabalhando muito durante esta pandemia, são peças fundamentais para o exercício desses direitos ", ressaltou.

Para Josilene Oliveira, que conheceu Jorge Freire, que é do Rio de Janeiro, através da internet, o casamento por videoconferência foi uma experiência diferente e marcante. Ela explicou a dificuldade que o marido enfrentou para chegar até Campina Grande, tendo que ficar por dois dias entre os aeroportos do Rio, São Paulo e Recife, para, enfim, chegar de carro ao destino. Ressaltou, igualmente, a preocupação e o carinho que a juíza Ivna Mozart teve com a situação deles, ao propor a realização da cerimônia de forma virtual. 

“Ela teve uma consideração muito especial com o nosso caso, possibilitando a realização, dessa forma, do meu casamento. Eu agradeço muito a Dra. Ivna Mozart e as demais pessoas do cartório, que também nos ajudaram e apoiaram em tudo”, destacou Josilene, acrescentando que não havia sido do jeito que ela tinha planejado, mas, foi como Deus quis.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611