Juízes participam de aula inaugural do Projeto Integrado de Apredizagem Profissional na UFPB
O coordenador da Infância e Juventude (Coinju), do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Adhailton Lacet, participou nessa segunda-feira (1º) de aula inaugural que recepcionou 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Pró-Jovem e do Serviço de Fortalecimento de Vínculo Comunitário (SFVC). A maioria dos alunos inscritos em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) faz parte do Projeto Integrado de Aprendizagem e está cumprindo medidas sócioeducativas.
O evento, que aconteceu no Auditório 411, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), faz parte do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB).
Durante a abertura dos trabalhos, que contou também com a presença da juíza Antonieta Maroja, da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, o juiz Adahilton Lacet enalteceu a importância da participação dos alunos no curso, ao tempo em que desejou a todos um “bom proveito”, pois, segundo o magistrado, é através do conhecimento que os alunos se tornarão bons profissionais e, consequentemente, a independência financeira.
Antonieta Maroja disse que para o fortalecimento desses jovens, enquanto indivíduos, eles precisam ter acesso não somente a educação formal, como também ao conhecimento de forma genérica e a profissionalização, sabendo assim que podem ter um futuro diferente e que ”não vai precisar ser marginal ou bandido para conseguir sobreviver e dar uma vida digna a sua família”, afirmou.
Para a magistrada, “na medida em que os órgãos governamentais e não-governamentais unem suas forças para mostrar aos jovens que eles são capazes de protagonizar sua própria história, adquirirem conhecimentos e de se tornarem profissionais, estes estão, também, abrindo portas para que, no futuro, possam atuar em vários ramos de atividade.
Participaram da aula inaugural a coordenadora de Extensão da Pró-Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Bernardina Silva, que representou o reitora Margareth Diniz; e, também, a assistente social do TJPB, Norma Gouveia.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba é um dos órgãos que compõem o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB).
Por Clélia Toscano




