Conteúdo Principal
Publicado em: 23/05/2014 - 16h31 Atualizado em: 26/05/2014 - 14h29 Tags: Comarca de Cabedelo

Justiça participa de debate sobre enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente em Cabedelo

O enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi discutido na comarca de Cabedelo, desde a segunda-feira (19), através de uma série de atividades realizadas por meio do Projeto “Cabedelo em Rede”. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (23), no Teatro Santa Catarina, num evento que contou com a participação de alunos de várias escolas municipais, bem como dos integrantes da rede, entre eles, a magistrada Graziela Queiroga, que atua na 2ª Vara da comarca de Cabedelo, em regime de substituição.

Atividades lúdicas desenvolvidas por crianças e adolescentes marcaram a solenidade de encerramento: apresentações de xaxado e da Orquestra Sinfônica Jovem Prima (de Cabedelo), roda de capoeira, exposição de cartazes elaborados pelas escolas sobre o tema.

Além do Judiciário e Ministério Público local, integram a rede o Creas, Cras, Peti, Pró-Jovem, Secretarias de Ação e Inclusão Social, Educação e Saúde, Polícias Militar e Civil. As instituições desenvolvem trabalhos junto à comunidade e, esta semana, voltaram as ações para a Infância e Juventude, pela passagem do dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A magistrada Graziela informou que o tema percorreu a comarca durante toda a semana, passando por ações nas escolas, trilhos do trem, BR 230, Câmara de Vereadores e Peti. “Para finalizar, o evento de hoje marca a nossa participação mais efetiva na rede de proteção integral, mostrando que ela existe e será cada vez mais atuante”, afirmou.

Durante sua fala, a juíza fez considerações sobre o dia 18 de maio e ressaltou a importância do trabalho em rede e a necessidade de políticas preventivas, conscientizadoras e educativas para o enfrentamento à violência praticada contra crianças e adolescentes.

O prefeito do município, Wellington Viana França, compareceu ao encerramento das atividades e ressaltou que é preciso mais investimento para esta área. “Precisamos também fortalecer a punição e a fiscalização destes crimes, pois geram um prejuízo incalculável para a criança e o adolescente, a família e toda sociedade.”, complementou.

Também integrante da rede, a primeira-dama e vereadora Jaqueline Monteiro propôs e realizou na quinta-feira (22) uma sessão especial na Câmara, com destaque para o combate à exploração de crianças e adolescentes. “Era muito importante que a Câmara participasse desta semana alusiva ao dia 18 de maio, pois nós, enquanto Poder Legislativo, temos muito a contribuir para fortalecer este enfrentamento”, afirmou a vereadora, que também já foi conselheira tutelar.

Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611