Conteúdo Principal
Publicado em: 13/11/2020 - 13h50 Atualizado em: 13/11/2020 - 13h52 Comarca: João Pessoa Tags: Lançamento, livro, Crônicas Os ditos do Quiçá

Magistrado do TJPB lançará o livro de crônicas ‘Os ditos do Quiçá’ próxima quinta-feira (19)

O coordenador estadual da Infância e Juventude e titular da 1ª Vara da Infância da Capital, juiz Adahilton Lacet lançará o livro de crônicas ‘Os ditos do Quiçá’, sua primeira obra literária na categoria. O evento está marcado para a quinta-feira (19), a partir das 17h, no Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa. O público leitor já pode adquirir o exemplar acessando os sites da Arribaçã Editora (Cajazeiras-PB), da Livraria do Luiz, do Sebo Cultural de João Pessoa, da Estante Virtual e da Amazon. A obra tem capa de Leonardo Guedes e projeto gráfico de Fábio Oliveira.

“Os ditos do Quiçá” é o meu primeiro livro de crônicas. Entretanto, no ano de 1977, eu lancei um livro de poemas, chamado ‘Lamentos a dois’, que fiz em parceria com poeta Fernando Almeida”, explicou o magistrado Adhailton Lacet, complementando que desde então, vinha publicando poemas e crônicas nos jornais impressos da época. “Nos últimos seis anos passei a colaborar, regulamente, com o Jornal Correio da Paraíba, hoje extinto na forma impressa, e também no Diário de Pernambuco”, ressaltou.

Lacet comentou que no livro há algumas crônicas inéditas e a aproximação do lançamento causa uma certa ansiedade, tendo em vista ser a ocasião, para o autor, como se fosse o nascimento de um filho. “Estamos vivendo um momento de atipicidade e pandemia, onde temos que tomar todos as cautelas de segurança, utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), adotar o distanciamento social, por isso que eu escolhi o Hotel Globo por ser um local aberto”, observou.

O cronista acentuou, ainda, que a ideia de lançar o livro foi com o objetivo de reunir, numa só obra, todas as crônicas que se encontravam dispersas no jornal impresso. Na visão do autor, as crônicas publicadas no jornal são efêmeras, pois nem todo mundo lê o jornal. Segundo ele, já em um livro não, ela fica perpetuada, até porque são crônicas atemporais. “Eu preferi fazer a seleção de crônicas que não falam de determinado assunto datado. O leitor pode ler a qualquer momento ou dia, ela estará sempre ali, atualizada”, realçou Lacet.

Com referência a existência de alguma crônica que tenha sido especial para Adhailton Lacet, o mesmo respondeu ser difícil escolher uma específica, por ser o mesmo que fazer a pergunta: de qual filho você mais gosta? Ele elencou algumas que fizeram sucesso, especialmente no meio jurídico, a exemplo da ‘Metafísica da Bajulação’ (escrita na década de 90) e a ‘Deontologia da Maledicência’ (produzida no ano de 2000). 

“São crônicas que perduraram e fizeram um relativo sucesso, dentre o público leitor. Agora elas estão materializadas no livro”, pontuou o cronista Adhailton Lacet, revelando que possui uma nova coletânea e, possivelmente, possa render uma outra obra literária para 2021. “Estou muito feliz com esse lançamento”, frisou.

Adhailton Lacet Porto nasceu no Bairro do Varadouro, em João Pessoa, onde viveu por vinte e um anos. Começou a ler e escrever poemas e pequenos textos aos 13 anos de idade.

Por Lila Santos/Gecom-TPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611