Conteúdo Principal
Publicado em: 16/09/2021 - 17h29 Comarca: Campina Grande Tags: Infância e Juventude, Apadrinhamento Financeiro

Magistrado visita parceiros do Projeto de Apadrinhamento Financeiro Social e Afetivo que envolve crianças e adolescentes

Juiz Perílo Lucena e o Presidente da FIEP Buega Gadelha

Com o objetivo de expandir as ações do Projeto de Apadrinhamento Financeiro, Social e Afetivo, apoiado pela Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores de Campina Grande e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o juiz da Infância e Juventude de Campina Grande, Perilo Lucena realizou, na manhã dessa quarta-feira (15), visitas de cortesia aos representantes dos órgãos parceiros da iniciativa.

Perilo Lucena manteve contatos com o presidente da CDL Carlos Botelho, que se encontra em recuperação de saúde e com o vereador Rubens Nascimento, o qual participava de sessão do parlamento municipal de Campina. O magistrado lembrou que um Projeto de Lei, de autoria do vereador, institui o selo “Empresa Amiga da Criança e do Adolescente”, a ser conferido às empresas que contribuem para a promoção, valorização e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O artigo 2° da propositura disciplina que, para receber o selo, caberá à empresa a participação em, ao menos, uma das três iniciativas previstas. A primeira, destinação de 1% do imposto sobre a renda devida (para empresas tributadas com base no lucro real), para o Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente e a segunda, participação em projeto de apadrinhamento de criança e adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar, através do provimento de suporte material ou financeiro, afetivo e/ou da prestação de serviços.

“A terceira, consiste no cumprimento da cota mínima de 5% e 15%, no máximo, de destinação de vagas para jovem aprendiz, através de contrato de aprendizagem a jovens de 14 a 18 anos”, ressaltou o juiz Perilo Lucena.

FIEP – O magistrado visitou, também, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Benevides Buega Gadelha. Na oportunidade, Perilo Lucena apresentou a cartilha do apadrinhamento e falou sobre os preparativos para um encontro que será promovido, no mês de outubro, com a participação de empresários do setor industrial e diversos atores sociais, para divulgação e promoção de temas ligados à infância.

Durante a visita, Buega Gadelha falou sobre a fundação da FIEP, constituída em 1949, possuindo uma longa história na representatividade industrial e de iniciativas na área social, educacional e profissional. “O presidente da FIEP possui total interesse em apoiar os projetos da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, tanto para as questões de investimento em responsabilidade social, através do apadrinhamento, quanto para atividades educativas e de formação profissional”, destacou o juiz Perilo Lucena.


Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711