Conteúdo Principal
Publicado em: 13/06/2024 - 12h55 Tags: Diálogos da Magistratura

Magistrados do TJPB participarão de evento em João Pessoa com ministro Luís Roberto Barroso

Diálogos da Magistratura

Magistrados(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) participarão, nesta sexta-feira (14), do programa ‘Diálogos da Magistratura’, a ser realizado no Cabo Branco Atlântico Hotel, a partir das 14h, com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

ministro Luís Roberto
Ministro Luís Roberto

A iniciativa é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e recebe o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB).

Desembargador João Benedito: presidente do TJPB
Desembargador João Benedito

O presidente do TJPB, João Benedito da Silva, considera o diálogo entre a magistratura e os órgãos superiores do Poder Judiciário  de extrema importância para o aprimoramento da prestação jurisdicional. “É uma oportunidade de escuta ativa da magistratura paraibana pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e CNJ. É um diálogo muito importante”, destacou.

O programa ‘Diálogos da Magistratura’ promove um novo desenho institucional na Justiça brasileira: a escuta ativa entre magistrados(as) e Ministros do STF em nome da missão jurisdicional. O presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto, ressaltou que o programa é uma busca pelo aperfeiçoamento do Judiciário.

Juiz_Alexandre_Trineto
Juiz Alexandre Trineto

“O CNJ, que é presidido pelo ministro Barroso, tomou a iniciativa desse projeto de sair pelo país em uma conversa franca e aberta com a magistratura brasileira, na busca do aperfeiçoamento do Judiciário para que a gente consiga, efetivamente, dar uma melhor prestação jurisdicional a toda a sociedade. O primeiro evento aconteceu no Paraná, posteriormente em Alagoas, e a Paraíba é o terceiro estado do país que vai recepcionar o projeto do ministro Barroso, com o apoio da AMB, e aqui na Paraíba da AMPB e do Tribunal de Justiça”, acrescentou.

A abertura desse diálogo, para o juiz Alexandre Trineto, é um novo marco de lideranças participativas a fim de fortalecer a magistratura. “O importante disso tudo é a gente sentir que o chefe do Supremo Tribunal Federal está disposto a ouvir a magistratura de base na busca de aperfeiçoamento, ouvir as nossas dificuldades, os nossos problemas. Às vezes, em um país continental como o Brasil, uma determinada resolução do CNJ é aplicável em uma determinada região e em outra há uma dificuldade para isso. E só essa presença dele, esse diálogo, essa discussão com a magistratura é que, na visão do próprio CNJ, vai poder avaliar tudo isso, avaliar quais as dificuldades, o que é aquilo que mais inquieta a magistratura, a busca, na verdade, das garantias, das prerrogativas”, concluiu.

Sobre o evento - O presidente do STF irá responder às perguntas de juízes e de desembargadores sobre os desafios da jurisdição. A iniciativa da AMB permite à magistratura estreitar aproximação com o chefe do Poder Judiciário a fim de fortalecer a jurisdição.

Nas duas primeiras edições do programa ‘Diálogos da Magistratura’, realizadas em Curitiba e em Maceió, o ministro Barroso apresentou as diretrizes da sua gestão à frente do Poder Judiciário e as políticas judiciárias prioritárias em curso no CNJ.

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711