Conteúdo Principal
Publicado em: 06/07/2021 - 10h18 Atualizado em: 06/07/2021 - 10h31 Tags: ESMA, curso, Escoltas em Comboios do TJPB 

Mais de 50 inscritos participam do Curso 'Escoltas em Comboios' do TJPB 

Mais de 50 participantes, entre integrantes da Gerência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba e motoristas dos magistrados do Poder Judiciário estadual, estão sendo capacitados dentro do Curso 'Escoltas em Comboios', que teve início às 8h desta terça-feira (6). O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) e presidente da Câmara Criminal do TJPB, desembargador Ricardo Vital de Almeida, abriu os trabalhos do Curso. O corregedor-geral Justiça, desembargador Fred Coutinho, também participou da abertura do evento.

“O Tribunal de Justiça trabalha em conjunto: Mesa Diretora, Corregedoria Geral e Esma. Para mim, é uma satisfação poder iniciar um curso de tamanha importância para nossos amigos motoristas, responsáveis por conduzir nossas vidas. Tenho certeza que outras iniciativas como esta virão. Estão todos de parabéns”, comentou o desembargador Ricardo Vital. A capacitação é uma promoção da Comissão Permanente de Segurança do TJPB, Gerência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, Esma e Casa Militar do Governador.

O corregedor-geral também destacou o trabalho da gestão do TJPB. “A Mesa Diretora do Tribunal sempre se preocupou com a segurança institucional dos magistrados, servidores e usuários da Justiça. Dizer do excelente trabalho que vem em sendo realizado pelo diretor da Esma, o desembargador Vital, que foi talhado para esse cargo”, afirmou o desembargador Fred Coutinho. Ele ainda parabenizou todos os que compõem a equipe da Gerência de Segurança Institucional e Militar do TJPB, na pessoa de seu gerente, o coronel Gilberto Moura Santos.

O coronel Gilberto Moura, por sua vez, enfatizou o currículo da ministrante do Curso, a capitã da Polícia Militar da Paraíba, Luíza Helena Macêdo Mendes. Ele disse que a convidada é especialista na matéria e exerce a função de ajudante de ordens na Casa Militar do Governador. “A capitã também participou do Estágio de Segurança de Autoridades no âmbito do Sistema de Segurança Presidencial, em Brasília/DF (2016) e do Curso de Segurança de Autoridade”, disse.

A capitã Luíza Helena disse se sentir honrada em ministrar o curso. “O aprendizado é um via de mão dupla. Vamos fazer um trabalho participativo, no qual irei repassar meus conhecimentos, mas é importante que os participantes dividam suas experiências e dificuldades enfrentadas no cotidiano”, adiantou a militar. Ela acrescentou que o objetivo central é especializar esse público específico nos moldes da doutrina de escoltas e comboios, procedimentos de embarque e desembarque de dignitários, codificação da célula de segurança e outros procedimentos. 

O assessor militar do TJPB, major Álvaro Cavalcante Filho, acrescentou que o Curso faz parte de um plano para capacitação sistemática dos servidores envolvidos com a segurança no âmbito do TJPB.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611