Conteúdo Principal
Publicado em: 19/08/2016 - 12h10 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h08 Tags: DITEC, pje, Processo Judicial Eletrônico

Mais quatro comarcas passarão a operar com o PJe a partir desta segunda

Com estas unidades judiciárias, sobe para 20 o total de comarcas beneficiadas com a implantação do PJe no mês de agosto

Na próxima segunda-feira (22), mais quatro comarcas passarão a funcionar com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), são elas, Serra Branca, Sumé, Prata e São João do Cariri, passando para 20 o total de comarcas que foram beneficiadas com o sistema eletrônico de tramitação processual no mês de agosto.

No início do mês o PJe foi implantado em dezesseis comarcas, a exemplo de Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, São Mamede, Malta, Coremas, Piancó, Santana dos Garrotes, Pombal, Paulista, São Bento, Brejo do Cruz, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Mari e Gurinhém. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ney Robson, até o final do ano o PJe chegará a todas as comarcas do Estado.

Ney Robson Pereira é o diretor da Ditec

O diretor explicou ainda que, durante toda a semana, os magistrados e servidores foram treinados, com o objetivo de capacitá-los para a utilização do processo judicial eletrônico. Os participantes receberam certificados digitais e as comarcas tiveram seus equipamentos configurados para funcionar com a nova ferramenta tecnológica.

Ele acrescentou ainda que nessas unidades o processo de instalação já está concluído. “A partir de agora nessas comarcas, todo e qualquer novo processo cível só será processado pelo PJe, cuja distribuição será obrigatória e por aquele que detém capacidade postulatória”, ressaltou o diretor.

Ao falar sobre a importância da expansão do PJe, no âmbito do Poder Judiciário, Ney Robson enfatizou que o sistema tornará mais eficiente os trabalhos dos servidores, uma vez que eles deixarão de realizar atividades, eminentemente, mecânicas e burocráticas, como numeração de página e juntadas de petições. “Além disso, poderão, em pouco tempo, pensar na possibilidade de realizar um trabalho “home office” (escritório em casa), ou em um local centralizado, de forma que o processo possa ser acessado de qualquer comarca ”, ressaltou o diretor.

O Sistema – A expansão do Pje é um projeto prioritário da gestão do desembargador Marcos Cavalcanti e visa dar cumprimento à Resolução de nº 185, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelecendo como marco final o ano de 2016, para que o sistema esteja implantado em todas as unidades judiciárias do Tribunal (exceto naquelas de competência exclusivamente criminal, cujo software não está apto ao recebimento deste tipo de ação).

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611