Mais uma inovação no Biênio 2007-2009: Comarca de Campina Grande implanta Método de Otimização dos Serviços Cartorários
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação
Social do Judiciário paraibano
Mais uma inovação introduzida no Judiciário paraibano na Gestão da atual Mesa Diretora, presidida pelo desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro.
Trata-se da implantação do MOSC (Método de Otimização dos Serviços Cartorários), idealizado pelo juiz-diretor do Fórum “Affonso Campos”, da Comarca de Campina Grande, Dr. Antônio Reginaldo Nunes.
BENEFÍCIOS EM VÁRIOS ASPECTOS
Este novo método consiste numa original divisão dos trabalhos cartorários, de forma a obter melhores resultados na prestação jurisdicional, em vários aspectos, dentre os quais cumpre citar:
- Agilização de 80% no atendimento ao público de balcão, tendo em vista a mais fácil localização dos processos no Cartório;
- Melhora de 80% no procedimento de juntada de expedientes direcionados ao Cartório, inexistindo pendências de juntadas;
- Distribuição mais eqüitativa dos serviços cartorários, por servidor, acabando assim com os chamados “servidores que nada fazem”;
- Oportunidade de desenvolvimento intelectual dos servidores, já que todos eles estão adquirindo conhecimentos relativos a todos os serviços do Cartório, acabando-se assim, por sua vez, com o antigo sistema de “centralização/especialização” do servidor;
- Desenvolvimento de maior responsabilidade por parte de cada servidor, vez que cada um deles fica responsável por um lote de processos específicos, evitando-se desta forma o acúmulo de serviços.
- Satisfação dos servidores quanto ao novo sistema de trabalho, já que, em pouco tempo, é possível ter uma visão de sua produtividade, de seu progresso — ou seja, trabalha-se e vêem-se os resultados práticos;
- Elogios do público, especialmente advogados e partes em geral, em torno da agilidade no cumprimento dos processos despachados.
- Melhorias, por volta de 70%, também com relação ao próprio espaço físico do Cartório, já que o novo layout proporcionou maior comodidade quanto à distribuição dos móveis, com acréscimo de área de circulação e conforto/ergometria em benefício dos servidores, o que resulta em bem-estar para todos;
- Redução de 80% no número de processos paralisados na Vara; e, finalmente,
- Melhor aproveitamento da mobília já existente, o que se constitui num gasto bem menor para a montagem do novo Método no Cartório — qualquer Cartório.
EQUIPE DE QUALIDADE TOTAL
O Método de Otimização dos Serviços Cartorários (MOSC) já foi instalado em Varas Cíveis, da Família, em Juizados Especiais Cíveis e, ainda, na Vara das Execuções Penais, com êxito comprovado em todos os setores da Comarca campinense.
Aliás, a Equipe de Qualidade Total do TJ-PB já esteve em visita à Comarca de Campina Grande, tendo a oportunidade de conhecer a implantação de todo Método — e comprovando os excelentes resultados obtidos como decorrência de sua implantação.
E todo o público forense registra, também neste aspecto, o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo Dr. Antônio Reginaldo Nunes, trabalhos estes que em muito vêm contribuindo para beneficiar toda a Sociedade campinense.