Conteúdo Principal
Publicado em: 28/04/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Manual de Contratação está disponível no site do TJPB

A partir desta quinta-feira (29), o Tribunal de Justiça da Paraíba disponibiliza, no site, por meio do link do Sistema Normativo Administrativo (SNA), o Manual de Contratação, que orienta os usuários quanto aos procedimentos para tramitação de processos de contratos administrativos no TJPB.

O Manual de Contratação também será publicado no Diário da Justiça desta quinta-feira (29) e apresentado durante a II Jornada Estratégica do Poder Judiciário, que ocorrerá nesta segunda-feira (3), no auditório do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, com início às 8h30.

O documento orienta os procedimentos que devem ser seguidos desde a formalização de uma necessidade de compra de material, contratação de serviço ou de obra, até o pagamento da despesa decorrente da contratação. De acordo com o responsável pela unidade de Gestão de Contrato, André Camilo, esta regulamentação trará vantagens, principalmente, quanto à otimização das contratações. “O processo deixará de caminhar aleatoriamente, pois com um fluxo padrão, ao finalizarmos cada etapa já saberemos para onde ele deverá seguir”, explicou.

André Camilo acrescentou que o Manual veio suprir algumas necessidades levantadas pelos usuários do Tribunal, como a carência de especificações; a indefinição de responsabilidades na condução do processo de contratação; a falta de fluxo padrão do processo; elevado tempo médio de processos (em alguns casos, superior a 1 ano) e a ausência da gestão de contratos.

A disponibilização do documento visa familiarizar os servidores e magistrados com o novo processo. “Pretendemos que todos conheçam o Manual, até mesmo para tecer críticas, porque esta ainda é a sua primeira versão. Estamos abertos a sugestões para implementar melhorias sugeridas”, destacou André Camilo.

SNA – O Sistema Normativo Administrativo foi elaborado pela Secretaria de Gestão Estratégica do TJ e instituído por meio do Ato da Presidência nº 14, de 30 de março de 2010. Os documentos pertencentes ao SNA são os seguintes: Políticas e Diretrizes; Manual de Procedimentos; Formulários; Modelos; Glossário e Siglário.

De acordo com o Sistema, os Manuais de Procedimentos fornecem orientações gerais e descrevem o passo a passo das atividades realizadas nas unidades organizacionais, além de apresentar os indicadores de desempenho e os registros das atividades.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611