Conteúdo Principal
Publicado em: 03/05/2018 - 17h26 Atualizado em: 03/05/2018 - 18h01 Tags: Destaque, Manual de Cálculos

Manual de orientação de cálculo de penas desenvolvido por servidor do TJPB é notícia na TV Justiça

A TV Justiça exibiu reportagem sobre o feito do analista judiciário da 1ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa, Alisson de Sá Ponce Leon, que elaborou um ‘Manual de Orientação para Cálculos Penais para fins de Execução Penal’. A matéria foi ao ar no programa Jornal da Justiça, 2ª edição, na noite dessa quarta-feira (2).

Na reportagem, produzida pelo Núcleo de TV da Diretoria de Comunicação Institucional do TJPB, Alisson Ponce Leon explica que o Manual foi produzido com o objetivo de orientar os servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba na utilização do aplicativo Calculadora de Execução Penal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e auxiliar os usuários no cadastramento dos mandados de prisão no Banco Nacional de Monitoração de Presos – BNMP 2.0, também do CNJ.

O manual já está disponibilizado para os servidores do Poder Judiciário estadual, através de um banner, no site do TJPB (www.tjpb.jus.br).

Segundo Alisson Ponce Leon, a realização de cálculos de pena visa aferir dados essenciais para cadastramento das guias de execução penal no BNMP 2.0, que é um banco de dados de informações sobre presos de todo o país. Com esse banco de dados, o CNJ visa realizar um controle mais efetivo da população carcerária no Brasil.

Ele acrescentou que a elaboração do Manual de Orientação atendeu a um pedido do diretor do Fórum Criminal da Capital, juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, de quem é assessor. Observou que sua vivência em varas de execução penal nos serviços de cartório facilitou o desenvolvimento do tutorial, que foi elaborado em apenas uma manhã.

Para assistir à reportagem, click no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=WWWK_yKVmkc

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611