Membros do Judiciário estadual e da Unifacisa debatem criação de Central de Juizados em CG
O juiz diretor do Fórum Affonso Campos, Gustavo Pessoa Tavares de Lyra, e o diretor da Universidade Unifacisa, Dalton Gadelha, reafirmaram o convênio entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a instituição de ensino superior, em reunião realizada na última terça-feira (27). A parceria, que já garante o funcionamento do Núcleo Jurídico do 3º Juizado Especial Cível local, deverá ser estendida em prol da criação de uma Central de Juizados de Campina Grande, que abrangerá, também, o 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis.
Na ocasião, o juiz Gustavo Lyra explicou a necessidade e os benefícios da extensão do convênio com a universidade. “A Unifacisa é nossa parceira de longa data. Buscamos chegar a um consenso sobre a extensão dessa parceria de forma que a gente consiga ter uma Central dos Juizados na Comarca de Campina Grande, já com um cartório unificado, a fim de possibilitar uma ampliação da estrutura de aprendizado aos alunos, promover uma melhor apresentação e unificação de local de atendimento e de procedimentos, para que o cidadão seja melhor assistido”, disse.
O magistrado ressaltou, ainda, os resultados já comprovados com a colaboração efetiva do Núcleo de Prática Jurídica. “O 3º Juizado, hoje, apresenta uma excelente produtividade, baixa um número significativo de processos e dá uma resposta rápida à comunidade. Queremos que os outros juizados também tenham esse nível de excelência.”.
Para Dalton Gadelha, a prática jurídica e a base para o efetivo conhecimento do alunado. Na ocasião, também avaliou os frutos do convênio para o próprio jurisdicionado. “A academia sempre esteve vinculada à Justiça na busca da melhoria tanto dos serviços quanto da formação dos nossos alunos. Nada mais justo que continuarmos a parceria”, afirmou.
O convênio para ampliação das atividades está em fase de avaliação, devendo ser firmado em outubro, para início da execução em fevereiro de 2020, conforme adiantaram os gestores.
Por Carolina Correia/Ascom-TJPB





