Conteúdo Principal
Publicado em: 06/05/2023 - 00h32 Atualizado em: 06/05/2023 - 10h13 Tags: Visita, STF, Ministro Edson Fachin

Ministro Edson Fachin faz visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba

Desembargador João Benedito falou sobre os avanços tecnológicos usados pelo Tribunal para dar celeridade aos processos
Desembargador João Benedito falou sobre os avanços tecnológicos usados pelo Tribunal para dar celeridade aos processos

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, fez uma visita nesta sexta-feira (05) ao Tribunal de Justiça da Paraíba. Acompanhado da esposa Rosana Amara Girardi Fachin, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Paraná, ele foi recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva e a esposa Maria da Glória Oliveira da Silva, defensora pública do Estado da Paraíba, e pelos desembargadores Carlos Beltrão (corregedor-geral de Justiça), Marcos Cavalcanti e Agamenilde Dantas.

O ministro do STF avaliou a visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba como uma oportunidade de ver de um lado a tradição com a preservação da memória e de outro um movimento da contemporaneidade, que significa uma gestão eficiente com recursos tecnológicos que são adequados para enfrentar os novos tempos com uma prestação jurisdicional mais rápida. “Foi um momento em que esses dois vetores, a tradição e a contemporaneidade, se encontraram e, portanto, fiquei muito sensibilizado pela recepção que tivemos e saio com a melhor das impressões do Poder Judiciário do Estado da Paraíba”, afirmou Edson Fachin.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, considerou uma honra para o Tribunal o ministro disponibilizar um tempo para esta visita após uma viagem longa e uma agenda corrida, já em João Pessoa. “Mesmo depois de uma viagem cansativa o ministro se dispôs a conhecer os ambientes do Tribunal de Justiça, tanto no Palácio quanto no anexo administrativo. E fez isso com muita alegria, o que nos traz a certeza que a amizade que iniciamos hoje vai se eternizar e ele vai retornar ao nosso Tribunal como vice-presidente do STF e, posteriormente, como presidente. Vamos ter a satisfação de recebê-lo outras vezes”, declarou.

Ministro visitou o Museu Epitácio Pessoa
Ministro visitou o Museu Epitácio Pessoa

Como coordenador da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, o desembargador Marcos Cavalcanti acompanhou toda a visitação explicando fatos históricos ao ministro Edson Fachin, tendo como ponto alto o Museu e a Cripta do presidente Epitácio Pessoa. “É uma satisfação muito grande receber o ministro Edson Fachin aqui no nosso Tribunal, um amigo de longa data, sobretudo, porque nos dá essa oportunidade de mostrar um pouco das nossas atividades jurisdicionais e também da nossa história”, disse o desembargador.

Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, é sempre uma honra receber um membro do Supremo Tribunal Federal, ainda mais um referencial do direito no país. “Uma pessoa que é uma simpatia e nos traz muita segurança por sabermos que temos um judiciário sempre forte com pessoas que trabalham e lutam por esse engrandecimento”, observou.

A desembargadora Agamenlde Dantas apontou como muito respeitoso e fraterno o gesto do ministro ir ao Tribunal. “Nos deixa a impressão de motivação e de que a justiça precisa estar e permanecer cada vez mais humanizada”, pontuou.

O ministro Edson Fachin está na Paraíba para participar do XIX Congresso Internacional de Direito Constitucional, promovido pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais, com o tema "Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais". Neste sábado (06), ele vai proferir uma palestra sobre “Jurisdição Constitucional e Direitos Humanos ".

Por Walquiria Maria

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611