Conteúdo Principal
Publicado em: 25/01/2021 - 17h47 Atualizado em: 26/01/2021 - 00h07 Tags: PATJs, Região de Catolé do Rocha

Ministros do STJ participam da solenidade virtual de inauguração dos PATJs na região de Catolé do Rocha

Ministro Hermann Benjamin destaca o fato de que, após a agregação das comarcas, houve um aumento considerável de 55% no número de processos julgados
Ministros do STJ participam da solenidade virtual de inauguração dos PATJs na região de Catolé do Rocha / Fotos prints_ Ednaldo Araújo

As presenças dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Hermann Benjamin e Maria Thereza de Assis (corregedora Nacional de Justiça) marcaram a solenidade, por videoconferência, da inauguração dos cinco Postos Avançados de Atendimento do Tribunal de Justiça da Paraíba (PATJs), que funcionarão nos Municípios de Jericó, Belém do Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz e Brejo dos Santos, cidades pertencentes à Região abrangida pela Comarca de Catolé do Rocha. O evento digital aconteceu nesta segunda-feira (25) e contou com a participação do presidente atual e do futuro gestor do TJPB, desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Saulo Benevides, respectivamente. Além de autoridades do Sistema de Justiça, municipais, magistrados, procuradores, parlamentares e servidores.

Presidente Márcio Murilo

Na abertura da solenidade, o desembargador Márcio Murilo agradeceu a presença de todos e convidou o ministro Hermann Benjamin, natural de Catolé do Rocha, para abrir os discursos. Por sua vez, o ministro felicitou aos presentes, especialmente os magistrados que atuam na Comarca de Catolé (Fernanda Paz e Renato Levi) pela dedicação e o trabalho excepcional, bem como congratulou o presidente do TJPB, destacando o fato de que, após a agregação das comarcas houve um aumento considerável de 55% no número de processos julgados.

Ministro Hermann Benjamin

“Quero parabenizar o presidente Márcio Murilo e toda a equipe por sua gestão, que foi profundamente inovadora e que deixa muitos resultados. Dizer da alegria em participar desta inauguração. A Região de Catolé, apesar de bonita, possui problemas e que precisam da ação do Poder Público, bem como, do Judiciário. Nós, do Sertão, temos sede de água, mas, especialmente, de Justiça, e essas iniciativas, usando a tecnologia nesses cinco postos avançados, certamente irão melhorar a prestação jurisdicional”, ressaltou Hermann Benjamin.

O desembargador Márcio Murilo agradeceu a presença do ministro e disse ser uma honra tê-lo na solenidade virtual. “Vossa Excelência é o embaixador da Paraíba no Judiciário e está conectado com Catolé do Rocha, portanto, não poderíamos deixar de convidá-lo, pois sabemos de seu amor pela Região de Catolé”, ressaltou, informando que até o final de sua gestão à frente do Judiciário paraibano, que se encerra dia 1º de fevereiro, mais PATJs serão inaugurados. Na ocasião, falou, também, das Salas de Atendimento a Distância (SATJs). “A resposta que estamos dando é por meio da tecnologia”, frisou, lembrando dos gabinetes virtuais criados.

Em seguida, o presidente do TJPB saudou a participação virtual da ministra do STJ e corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura. O ministro Hermann Benjamin disse que a ministra atendeu, de imediato, o convite para participar da solenidade “Ela tem um carinho pela Região de Catolé do Rocha, sem nem conhecer pessoalmente”, destacou.

Ministra Maria Thereza

Em seu breve discurso, a ministra Maria Thereza parabenizou a todos, destacando a alegria em estar participando da solenidade virtual, como, também, a relevância dos PATJs que irão beneficiar cerca de 48 mil pessoas. “Eu conheço de nome Catolé do Rocha, mas ela está personificada na pessoa do ministro Hermann Benjamin, que tem uma invejável capacidade intelectual nas áreas ambiental e do consumidor. Eu jamais diria não a esse convite feito para estar aqui”, disse, complementando o fato da confiança que a sociedade tem que ter na Justiça. “O Poder Judiciário quer que a população confie nele e que esta confiança seja com um atendimento célere e efetivo. Assim, o Tribunal de Justiça da Paraíba está colaborando, e muito, para que o nosso Judiciário tenha a almejada credibilidade”, realçou.

Desembargador Saulo Benevides

Em sua participação, o futuro presidente do Judiciário estadual, desembargador Saulo Benevides, destacou a gestão do desembargador Márcio Murilo, ressaltando o trabalho desempenhado em relação às questões orçamentárias, financeiras e o avanço na tecnologia. “Nós temos que dar continuidade a esses avanços. Fiquei impressionado, por exemplo, com a atuação dos robôs nas Varas Fazendárias, como funciona bem”, revelou.

Juiz Renato Levi

Por sua vez, o diretor do Fórum da Comarca de Catolé do Rocha, juiz Renato Levi Dantas (titular da 3ª Vara Mista), disse ter sido uma alegria imensa entregar os Postos Avançados às respectivas cidades. “Com os postos avançados instalados, os cidadãos dos municípios beneficiados não precisarão mais se deslocar para a sede da Comarca. Economia de tempo, dinheiro e aproximação com as instituições jurídicas. Promover acesso ao Judiciário é promover cidadania”, observou, agradecendo a participação de todos.

Juíza Fernanda Paz

Discursaram, também, na solenidade digital, a juíza Fernanda Paz (titular da 1ª Vara Mista de Catolé), o magistrado João Lucas (atuou na Comarca), o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Max Nunes, o promotor de Justiça da Comarca, Ítalo Márcio, o defensor público-geral, Ricardo Barros, o presidente da OAB-PB, advogado Paulo Maia, e a defensora pública da comarca, Terezinha de Jesus Medeiros.

Ainda tiveram participação na solenidade os prefeitos de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, o de Brejo do Cruz, Talis Torricelli, e os respectivos prefeitos das cidades beneficiadas: Ana Maria da Silva (São José do Brejo do Cruz); Kadson Valberto (Jericó); Evandro Maia (Belém do Brejo do Cruz); Francisco Eudes (Riacho dos Cavalos) e Lauri Ferreira da Costa (Brejo dos Santos). Todos foram unânimes em agradecer ao presidente Márcio Murilo e à direção da Comarca de Catolé do Rocha pelo convite à parceria e os resultados alcançados, sendo beneficiadas as populações, especialmente, as pessoas carentes e com maiores dificuldades de acesso à Justiça. Todos se colocaram à disposição do Judiciário paraibano para futuras ações nesta seara.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611