Modernização: Magistrados e diretores recebem notebooks funcionais com maior capacidade e desempenho
Dando continuidade ao plano de renovação contínua do Parque Tecnológico do Poder Judiciário estadual, a Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba deu início, esta semana, à substituição de notebooks funcionais, de versões antigas, por modelos avançados e com maior capacidade.
Estão sendo entregues à magistrados, diretores e gerentes com atuação na 1ª Circunscrição, abrangendo, a princípio, as Comarcas e unidades administrativas da Região Metropolitana de João Pessoa. No total serão entregues 500 máquinas, onde serão contemplados, também, servidores em todo o estado.
Segundo explicou o gerente de Atendimento e Suporte, José Fábio de Alencar, a finalidade é renovar os equipamentos, os quais, além de mais novos, possuem um melhor desempenho e o dobro de memória RAM (parte fundamental de um computador, a qual permite que ele execute programas e realize tarefas de forma rápida e eficiente), disco rígido com capacidade dobrada e melhor tecnologia de desempenho.
“Os equipamentos já possuem antivírus, melhor gestão de energia (bateria eficiente), sistema operacional Windows 11 e sistema de gerenciamento de ativos, o que contribui para um ambiente mais controlado e seguro. Estamos trabalhando para oferecermos, cada vez mais aos nossos usuários, melhores condições de realizarem suas atividades”, realçou Fábio Alencar, complementando já ter sido feita anteriormente, dentro do plano de ação, a troca total dos Desktops.
Fábio Alencar observou, ainda, que a entrega dos equipamentos ocorre pela Gerência de Atendimento e Suporte por meio da Coordenação de Equipamentos de Tecnologia da Informação, capitaneada pelo coordenador Gilson de Sousa Melo.
O diretor da Ditec, Ney Robson, informou que, de acordo com o cronograma, durante as duas próximas semanas as entregas dos notebooks funcionais permanecerão abrangendo a 1ª Circunscrição, na terceira semana será a vez das Comarcas de Campina Grande e Guarabira, e nas semanas seguintes os equipamentos serão entregues em Patos, Sousa e Cajazeiras.
A ação é disciplinada pelo Ato da Presidência nº 05/2024, o qual regulamenta o fornecimento de notebooks funcionais a magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba. De acordo com o documento, em cumprimento à Resolução nº 396/2021, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário.
Por Lila Santos