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Publicado em: 02/02/2024 - 12h36 Atualizado em: 02/02/2024 - 13h02 Tags: DITEC, Balcão Virtual, Treinamento

Novo Balcão Virtual amplia atendimento e servidores de cartórios são capacitados

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Treinamento aconteceu no Fórum Cível da Capital

Servidores que trabalham nos Cartórios Unificados do Fórum Cível de João Pessoa (Cível, Família e Fazenda Pública) e nos Juizados Especiais - as maiores unidades judiciárias do Tribunal de Justiça da Paraíba - passaram por um treinamento sobre o uso do novo Balcão Virtual. A capacitação aconteceu na manhã desta sexta-feira (2) e faz parte do plano de expansão dessa ferramenta, implantado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário estadual (Ditec-TJPB). A expectativa é que esse grupo de servidores comece a trabalhar com o moderno Balcão Virtual no dia 19/02.

O novo sistema foi desenvolvido a partir da plataforma Google Meet e uma das principais novidades é o controle de filas no atendimento e a produção de estatísticas sobre o fluxo do balcão, facilitando a gestão dos Cartórios, com finalidade de melhorar a qualidade dos serviços e reduzir o tempo de espera dos usuários.

O Balcão Virtual é uma ferramenta de extrema importância para a comunicação com o cidadão e advogados de toda a parte do país. Essa capacitação tem por finalidade aprimorar o Balcão, que vem com um novo formato, para que essa comunicação aconteça da forma mais acessível”, comentou a juíza da 8ª Vara Cível da Capital e diretora substituta do Fórum Cível, Renata da Câmara Pires Belmont.

De acordo com o diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson Pereira de Medeiros, desde outubro do ano passado o novo Balcão Virtual foi utilizado como projeto-piloto no Cartório Unificado dos Juizados do Fórum Regional de Mangabeira, em João Pessoa.

Foi constatada uma grande evolução no atendimento, uma vez que a pessoa que precisa utilizar o Balcão já fica sabendo sua posição na fila e quanto tempo vai aguardar para ser atendida. Da mesma forma, do lado do servidor do Judiciário, este tem acesso ao número de pessoas que precisam ser atendidas”, explicou Ney Robson. O diretor de Tecnologia também disse que a fila de chegada será administrada em tempo real e podem acontecer atendimentos simultâneos.

Também vamos ter outras funcionalidades, como o horário do ‘pico’ de atendimento e quantos acessos foram feitos por dia, semana e mês. Ao final, o próprio usuário vai nos ofertar a qualidade do atendimento. É bom destacar que o novo Balcão Virtual é simples e fácil de usar”, destacou Ney Robson. Depois do Fórum Cível, a proposta é que o plano de expansão alcance todas as comarcas do Estado. “Vamos divulgar, brevemente, o calendário de treinamento”, adiantou.

Por Fernando Patriota

 

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