Conteúdo Principal
Publicado em: 02/09/2013 - 19h07 Atualizado em: 03/09/2013 - 14h09

Novo livro do desembargador Marcos Cavalcanti será lançado nesta quarta-feira

O livro "Centenário de Nascimento do Historiador José Fernandes de Lima”, de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, será lançado na tarde desta quarta-feira (04), no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. Marcos Cavalcanti é membro da Academia Paraibana de Letras, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e preside duas comissões no TJPB: Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado e Comissão de Divulgação e Jurisprudência.

A obra será apresentada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Joaquim Osterne Carneiro, que também assina o prefácio. Em nome da família Fernandes de Lima, usará da palavra o ex-secretário do Estado, João Laércio Gagliarde Fernandes de Lima.

O mais novo livro do magistrado Marcos Cavalcanti, com 200 páginas, resgata a memória do historiador e ex-deputado José Fernandes de Lima, conterrâneo do autor. “É verdade. Nós estamos resgatando a memória do deputado José Fernandes de Lima, que foi historiador dos mais talentosos , tendo ocupado a cátedra 22 do IHGP. Ele, além de político, jurista e advogado, foi empresário e industrial, no Vale do Mamanguape”, lembrou.

A ideia de escrever o livro surgiu no ano passado. O historiador e acadêmico Marcos Cavalcanti foi designado para fazer a saudação pelo centenário de nascimento de José Fernandes, em sessão do IHGP. “A partir daquele discurso de centenário que eu fiz, transformei numa plaquete e que, em seguida, virou o livro que vou lançar no dia 4 de setembro”, comentou.

Para que a plaquete virasse livro, o acadêmico caiu em campo, fez uma pesquisa longa, entrevistando familiares e autoridades que conheceram a trajetória do homenageado. O livro também ficou enriquecido com a parte iconográfica – todo ilustrado com fotografias da história do personagem.

“Consegui muitas fotografias, quando ele foi governador do Estado, como deputado, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, com familiares. Também temos registros dos comícios realizados por Fernandes, naqueles palanques em cima de carrocerias de caminhões e as massas fazendo o “V” da vitória”, revelou.

Um fato marcante do livro, lembra o autor, aconteceu quando José Fernandes de Lima, presidente da Assembleia, assumiu o Governo da Paraíba, devido a morte do governador Flávio Ribeiro Coutinho.

Na obra, o desembargador conta: “Ele foi governador da Paraíba numa fase de transição, quando foram candidatos Pedro Gondim (que era vice de Flávio Ribeiro) e o deputado federal Janduy Carneiro. Naquele tempo houve uma campanha muito acirrada: o povo gritava ´o homem é Pedro´. O deputado José Fernandes de Lima era homem de partido e apoiou Janduy Carneiro, mas quem ganhou foi Pedro Gondim e houve uma manifestação de oficiais da policia militar para se tomar o Palácio da Redenção e José Fernandes reagiu tendo sido mantido no governo até o último dia”, lembra.

No livro, o leitor vai encontrar as obras deixadas pelo então governador José Fernandes Lima, principalmente muitos postos de saúde e escolas. “Ele era muito ligado à Educação e à Saúde, coisa que hoje falta e muitos não se lembram”, resume.

Outro fato relevante é que na Paraíba somente dois irmãos chegaram a ser governadores: José Fernandes de Lima e seu irmão, João Fernandes de Lima, este último vice-governador de José Américo de Almeida, que foi nomeado por Getúlio Vargas para Ministro da Viação e Obras Públicas e seu vice, João Fernandes, assumiu o comando do governo.

Em julho passado o desembargador Marcos Cavalcanti lançou o livro “Complexo Arquitetônico Carmelita da Paraíba – Arte Sacra nas Igrejas do Carmo e Santa Tereza”, que trata da arquitetura barroca colonial das Igrejas do Carmo, de Santa Tereza D’Ávila e do convento que hoje é o Palácio do Arcebispo.

“Nós já tínhamos um livro contando a história da ordem dos frades franciscanos cuja autora é a historiadora Glauce Navarra Burity. Este meu é o segundo dessa série contando a história da arte sacra do colonial barroco dos carmelitas. Fica faltando agora quem escreva a história dos Beneditinos e dos Jesuítas”.
Mais obras – Até o final do ano o desembargador Marcos Cavalcanti vai lançar mais duas obras, a história do Tribunal Regional da Paraíba, a exemplo do que já existe com o TJ, de Deusdedit Leitão. “Estou escrevendo uma obra similar sobre o TRE, e uma outra sobre a história da Academia Paraibana de Letras”, comentou.

Gecom - Kubitschek Pinheiro

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611