Novo Protocolo Integrado do Fórum Cível de João Pessoa vai atender as 78 comarcas da Paraíba
Solenidade de instalação acontecerá nesta quinta
O Fórum Cível de João Pessoa “Mário Moacyr Porto” vai receber o mais moderno e ágil protocolo integrado do Estado, com a capacidade de atender as 78 comarcas paraibanas. Com um esforço integrado da atual Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, o novo espaço físico será inaugurado às 14h desta quinta-feira (7), no andar térreo do Fórum, atendendo a uma antiga reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e, sobretudo, disponibilizando mais uma importante prestação de serviço ao cidadão.
Segundo o diretor do Fórum Cível, juiz Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, essa nova ferramenta representa um significativo avanço ao Poder Judiciário estadual, “já que vai gerar economia para os advogados e partes, como acelerar o andamento das petições que aportarem nessa unidade judiciária e poderão, em tempo recorde, serem encaminhadas às suas respectivas comarcas”. Para exemplificar, o magistrado disse que uma petição com destino a Cajazeiras, (468 Km da Capital) chegará ao seu destino em 24h.
O Protocolo integrado foi instituído pela Resolução nº 05/15/TJPB. Anteriormente, o setor funcionava atendendo 14 comarcas. Hoje, tem uma cobertura em todo o Estado, com uma média diária, de 1.000 petições, além dos documentos internos do Fórum e das petições das Varas de Executivos Fiscais, que têm seu próprio protocolo.
Ainda de acordo com Jário Queiroz, outra finalidade do Protocolo Integrado é facilitar o trabalho do advogado, evitando o deslocamento desses profissionais para um local mais distante. “Isso representa ganho ao jurisdicionado e celeridade processual. É importante destacar o apoio da Presidência do Tribunal, na aquisição de novos equipamentos, como também na nomeação e capacitação de servidores”, acrescentou o diretor.
Por Fernando Patriota




