Conteúdo Principal
Publicado em: 28/01/2020 - 14h41 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h02 Tags: Nupemec, Capacitações, Cejuscs

Nupemec define calendário de capacitações para atuação nos Cejuscs

Nupemec define calendário de capacitações para atuação nos Cejuscs / Fotos: Ednaldo Araújo

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba já definiu o calendário de cursos voltados para a formação de conciliadores e mediadores que desejem atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A formação, denominada de Capacitação Inicial em Técnicas Autocompositivas (Cita), começará por Campina Grande e região (Queimadas) nos dias 17 e 18 de março. Em seguida, será a vez das regiões de Cajazeiras e Sousa  (Catolé do Rocha, Conceição, Pombal, Uiraúna e São João do Rio do Peixe), nos dias 7 e 8 de abril.

Na região de Patos (Água Branca e Piancó) a capacitação será realizada dias 28 e 29 de abril. Já na região de Guarabira (Areia, Bananeiras, Itabaiana, Mamanguape, Rio Tinto e Sapé) será nos dias 12 e 13 de maio. Por último, será realizada em João Pessoa e região (Bayeux, Cabedelo e Santa Rita) dias 26 e 27 de maio. 

O juiz Antônio Carneiro, diretor adjunto do Nupemec, disse que os cursos têm como público-alvo estudantes do curso de Direito com interesse de atuar nos Cejuscs. 

Inaugurações - O Nupemec também já definiu o calendário de inaugurações para o primeiro trimestre de 2020 dos Cejuscs em várias regiões do Estado. O primeiro a ser inaugurado será o do Município de Ingá, no dia 12 de março, às 9h30. Já no dia 13 de março, serão instalados os Centros de Uiraúna (8h30) e Itaporanga (10h30), totalizando 45 unidades de conciliação em todo o Estado.

Inspeções - A partir de fevereiro, a diretoria do Nupemec iniciará as inspeções pelos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania. O calendário de visitas ainda está sendo montado. “A determinação do desembargador Leandro (diretor-geral) é que termine o primeiro semestre de 2020 com todos os Cejuscs inspecionados pela diretoria do Núcleo”, afirmou o juiz Antônio Carneiro. A finalidade é verificar como andam os trabalhos, quantos voluntários e servidores atuam, bem como a questão da estrutura física. 

O Nupemec tem em sua Diretoria o desembargador Leandro dos Santos (diretor-geral) e os juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Bruno César Azevedo Isidro e Fábio Leandro de Alencar Cunha (diretores adjuntos).

Por Lenilson Guedes/Gecom-TJPB
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611