Conteúdo Principal
Publicado em: 26/10/2021 - 13h08 Atualizado em: 26/10/2021 - 13h10 Tags: Conciliação, Gabinete Virtual

Nupemec define participação do Gabinete Virtual durante Semana Nacional da Conciliação

Foto de reunião do Nupemec
Reunião de juízes e servidores sobre a Semana Nacional de Conciliação

Representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba estiveram reunidos, virtualmente, com juízas e servidoras do Poder Judiciário estadual, para definir a participação do Gabinete Virtual de Conciliadores, durante a Semana Nacional da Conciliação (SNC), promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro. O encontro de trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (26), sob a coordenação de um dos diretores adjuntos do Nupemec, o juiz Antônio Carneiro.

“Estamos dando ênfase aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) que necessitam do apoio do Gabinete Virtual de Conciliadores, em especial Varas de Família das comarcas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. A intenção é favorecer ao máximo a realização das audiências de conciliação durante a Semana Nacional da Conciliação”, comentou Antônio Carneiro, que também é juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa.

O magistrado adiantou que o Nupemec repassará para a Coordenação do Cejusc da Família, com funcionamento da Capital, o calendário disponível de audiências, para que seja preenchido durante a SNC. “Além disso, estamos mobilizando todos os juízes do Estado para encaminharem ao Núcleo as ações e eventos programados para a Semana Nacional da Conciliação”, disse o magistrado.

Ainda participaram da reunião a juíza titular da 6ª Vara Cível da Capital e diretora adjunta do Nupemec, Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara; a juíza titular da 5ª Vara de Família da Comarca de João Pessoa, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; a supervisora do Gabinete Virtual de Conciliadores, Alessandra Rocha; a servidora, Janecleide Lázaro; e as assessoras do Nupemec, Nilza Câmara e Ana Helena.

SNC – A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006 e envolve os Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Seu principal objetivo é incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento. Para essa Semana, as unidades judiciárias devem selecionar os processos que tenham possibilidade de acordo, intimando em seguida as partes para solucionarem o seu conflito.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611