Nupemec define participação do Gabinete Virtual durante Semana Nacional da Conciliação
Representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba estiveram reunidos, virtualmente, com juízas e servidoras do Poder Judiciário estadual, para definir a participação do Gabinete Virtual de Conciliadores, durante a Semana Nacional da Conciliação (SNC), promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro. O encontro de trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (26), sob a coordenação de um dos diretores adjuntos do Nupemec, o juiz Antônio Carneiro.
“Estamos dando ênfase aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) que necessitam do apoio do Gabinete Virtual de Conciliadores, em especial Varas de Família das comarcas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. A intenção é favorecer ao máximo a realização das audiências de conciliação durante a Semana Nacional da Conciliação”, comentou Antônio Carneiro, que também é juiz titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa.
O magistrado adiantou que o Nupemec repassará para a Coordenação do Cejusc da Família, com funcionamento da Capital, o calendário disponível de audiências, para que seja preenchido durante a SNC. “Além disso, estamos mobilizando todos os juízes do Estado para encaminharem ao Núcleo as ações e eventos programados para a Semana Nacional da Conciliação”, disse o magistrado.
Ainda participaram da reunião a juíza titular da 6ª Vara Cível da Capital e diretora adjunta do Nupemec, Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara; a juíza titular da 5ª Vara de Família da Comarca de João Pessoa, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; a supervisora do Gabinete Virtual de Conciliadores, Alessandra Rocha; a servidora, Janecleide Lázaro; e as assessoras do Nupemec, Nilza Câmara e Ana Helena.
SNC – A Semana Nacional da Conciliação é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006 e envolve os Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Seu principal objetivo é incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento. Para essa Semana, as unidades judiciárias devem selecionar os processos que tenham possibilidade de acordo, intimando em seguida as partes para solucionarem o seu conflito.
Por Fernando Patriota




