Conteúdo Principal
Publicado em: 22/04/2019 - 12h59 Atualizado em: 23/09/2020 - 16h44 Tags: Nupemec, Treinamento de conciliadores

Nupemec do TJPB vai capacitar cerca de 800 conciliadores até o final deste semestre

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, dentro de uma política de autocomposição por meio da conciliação implantada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), capacita conciliadores em todas as regiões do Estado. Passarão pela formação, ainda neste primeiro semestre, turmas de conciliadores das comarcas de Conceição, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. A meta do Nupemec é formar cerca de 800 pessoas que vão atuar nas conciliações.

Dentro do cronograma de Capacitação do Nupemec, na quarta-feira (17) passada, o treinamento foi concluído para os conciliadores das comarcas de Guarabira, Sapé e Mari. A ação contou com a participação de 50 inscritos, entre alunos e servidores do TJPB. O encontro aconteceu na sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III, em Guarabira. 

“O objetivo do Núcleo e da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba é instalar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todas as Comarcas do Estado”, realçou um dos diretores adjunto do Nupemec, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha.

Ao fazer uma avaliação da capacitação na Comarca de Guarabira, Fábio Leandro disse que a iniciativa foi positiva, por conta da frequência e interesse dos alunos em aprender as novas práticas desenvolvidas por meio das políticas de pacificação. “Certamente, eles terão participação ativa nos Cejuscs em suas respectivas comarcas”, ressaltou o magistrado.

Fábio Leandro informou que, com no início do programa de formação, em 2018, os conciliadores se encontram aptos para atuar nos Cejuscs de cada Região da Paraíba. “Eles representam um grande reforço e nós precisamos dessa força de trabalho devido à demanda de processos que vem aumentando, substancialmente, nos Cejuscs.”, pontuou.

Calendário - A capacitação para conciliadores na Comarca de Conceição será entre os dias 21 e 22 de maio. Em Sousa, o treinamento acontecerá nos dias 28 e 29 do mesmo mês. Em junho, serão formadas turmas nas comarcas de Cajazeiras e São João do Rio do Peixe (4 e 5), como ainda, em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita (11 e 12).


Por Fernando Patriota e Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611