Conteúdo Principal
Publicado em: 08/01/2018 - 11h52 Atualizado em: 23/09/2020 - 17h13 Tags: Nupemec

Nupemec pretende capacitar policiais civis, militares e comunidades indígenas na prática da conciliação

O Des. Leandro, diretor do Núcleo, em recente reunião com os diretores-adjuntos do Nupemec

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) pretende promover capacitações na área de conciliação para policiais civis, militares e para comunidades indígenas. Para isso, os dirigentes do Núcleo estão mantendo contato com o Comando da Polícia Militar, Centro de Ensino da PM, Acadepol e Ministério Público Federal para verificar a possibilidade de firmar parcerias entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e as instituições.

De acordo com o diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro, a intenção é disseminar a cultura da paz nas mais diversas categorias profissionais e comunidades. “Convênios serão firmados e as capacitações devem acontecer ainda no primeiro trimestre de 2018. Iremos intensificar nossas ações no eixo da cidadania, facilitando um diálogo transparente com a sociedade”, afirmou o magistrado.

Ele disse que a diretoria do Nupemec, que tem à frente o desembargador Leandro dos Santos, já fez um primeiro contato com as instituições e, até o final de janeiro, serão agendadas novas reuniões.

Segundo explicou o juiz Antônio Carneiro, no caso dos policiais, a proposta é difundir práticas autocompositivas nos ambientes de conflitos intensos e alta litigiosidade. Além de contribuir com o processo de humanização já em prática cotidiana. Com relação aos indígenas, o pensamento é atingir minorias que precisam de técnicas específicas na área de conciliação e mediação.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611