Conteúdo Principal
Publicado em: 15/01/2019 - 14h28 Atualizado em: 23/09/2020 - 16h55 Tags: Nupemec

Nupemec publica pauta de audiências do Cejusc - 2º Grau dos dias 4 e 5 de fevereiro

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba publicou, no Diário da Justiça eletrônico edição desta terça-feira (15), a pauta de julgamentos dos dias 4 e 5 de fevereiro. Serão promovidas oito audiências de mediação e conciliação pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2º Grau (Cejusc), localizado no 3º andar do Anexo Administrativo do Judiciário estadual, Centro de João Pessoa.

As audiências abrem as atividades do Cejusc do 2º Grau em 2019. Entre os feitos constam ações contra instituições bancárias, empresa de energia, prefeitura municipal, entre outros. As atividades terão início às 14h. No dia 4 (segunda-feira), serão analisados  cinco processos e, na terça-feira (5), três feitos. 

Em 2018, o Centro Judiciário realizou 615 audiências através da mediação e da conciliação, mecanismos que facilitam a resolução de conflitos. Os métodos alternativos se caracterizam pela existência de uma terceira pessoa neutra e imparcial. Na mediação, funciona como um auxiliador do diálogo entre as partes, incentivando que estas construam, por si sós, a melhor solução para o litígio. No caso da conciliação, a terceira pessoa atua de forma mais ativa no diálogo. 

Atualmente, o Núcleo é dirigido pelo desembargador Leandro dos Santos. São diretores adjuntos os juízes Fábio Leandro de Alencar Cunha, Bruno César Azevedo e Antônio Carneiro de Paiva Júnior. Os magistrados incentivam os juízes do Estado a utilizarem a conciliação e a mediação como um novo modelo de jurisdição.

Por Marcus Vinícius
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611