Conteúdo Principal
Publicado em: 12/04/2019 - 14h58 Atualizado em: 23/09/2020 - 16h53 Comarca: Patos Tags: Reunião, Nupemec e Cejusc

Nupemec realiza reunião com coordenadores dos Cejuscs do Sertão na cidade de Patos

A Diretoria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), composta pelo desembargador Leandro dos Santos (diretor-geral) e pelos diretores adjuntos, juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Bruno César Azevedo Isidro e Fábio Leandro de Alencar Cunha, realizou na manhã desta sexta-feira (12), no Fórum de Patos, uma reunião com os coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Sertão.

Participaram do encontro os juízes coordenadores dos Cejuscs de Patos (Ramonilson Alves Gomes; de Sousa (João Lucas Souto) e de Catolé do Rocha (Renato Levi Dantas Jales). Também estiveram presentes os magistrados da Comarca de Patos José Milton Barros de Araújo, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante e Joscileide Ferreira de Lira.

O diretor do Nupemec lembrou que, atualmente, o Estado conta com 32 Cejucs para melhor atender a política adequada de solução de conflitos. “Nós estamos ampliando nossa atuação no Estado, apesar de toda dificuldade financeira, sempre enaltecendo as parcerias que realizamos com as universidades públicas e privadas. Hoje, em Patos, tivemos a oportunidade de reunir os colegas magistrados que coordenam os Centros que funcionam nesta região para debatermos nossa posição no interior, ouvir sugestões e dificuldades”, ressaltou o desembargador.

Leandro dos Santos também registrou a visita que foi realizada pela Diretoria do Nupemec a um outro Centro que será inaugurado em breve, em parceria com a Superintendência de Trânsito de Patos. “Será uma inovação. O primeiro do Estado da Paraíba e talvez um dos primeiros do Nordeste. Com isso, vamos atender os casos de acidentes de trânsitos para uma pacificação imediata e a solução de eventuais prejuízos materiais envolvidos”, explicou.

O magistrado ainda enalteceu o empenho dos magistrados, servidores e voluntários nos Cejucs “Todos trabalham muito, fora do horário do expediente, nos finais de semana, em busca da pacificação social. Acredito que esses acordos serão a salvaguarda para que possamos prestar um melhor serviço de pacificação social para o povo brasileiro”, enfatizou.

De acordo com o juiz Antônio Carneiro, diretor adjunto do Nupemec, as reuniões estão acontecendo em todas as regiões do Estado. “É uma oportunidade de afinar o discurso, ver as dificuldades de cada Centro de Conciliação, pensar em novas ideias e ver como anda a questão da capacitação dos juízes conciliadores”, afirmou. 

O juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha destacou que o encontro teve o objetivo de uniformizar as práticas de políticas de autocomposição, bem como, estabelecer uma maior integração com todos os juízes coordenadores dos Cejuscs na Região do Sertão do Estado. “A gente teve a oportunidade de ouvir as opiniões e sugestões dos coordenadores para que o Núcleo possa implantar novas práticas de conciliações e mediações”, ressaltou o diretor adjunto.

Para o juiz Ramonilson Alves Gomes, coordenador do Cejusc de Patos, a reunião foi altamente positiva. “Ela foi bastante prestigiada, com a presença de colegas de Catolé do Rocha e de Sousa”. Segundo ele, várias questões foram discutidas, dentre elas a formação de parcerias com instituições de ensino superior e com empresas ou associações comerciais com vistas a dinamizar os Centros de Conciliação, além de serviços de cidadania em prol da população. Houve, também, a apresentação do PJe Pré-processual, que vai abranger as conciliações. 

Por Lenilson Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611