Conteúdo Principal
Publicado em: 30/11/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Palestra, apresentação de magistrados e show marcam abertura da Semana Cultural Jackson do Pandeiro

“Temos de valorizar a prata de casa e o nosso Jackson do Pandeiro fez história na música da Paraíba. Hoje, seu nome é respeitado em todo o país”. Foi com essas palavras que o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, abriu, no início da noite dessa terça-feira (29), a Semana Cultural “Jackson do Pandeiro”, no auditório do Complexo Judiciário Esma/Corregedoria. A programação seguiu com uma palestra do jornalista Fernando Moura, estudioso da obra de Jackson, apresentações dos juízes Gustavo Urquisa e Hermance Gomes, e show com o artista Beto Brito.
 
O evento está sendo promovido pelo Tribunal de Justiça, através da Escola Superior da Magistratura, Diretoria do Fórum Cível e da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e termina nesta quinta-feira (01), com a participação musical do desembargador Romero Marcelo da Fonseca, apresentação do grupo Cia de Teatro Oxente com a peça “O dia em que a morte bateu as botas” e, no final, um show humorístico de Nairon Barreto, mais conhecido como “Zé Lezin”.
 
Nesta quarta-feira (30), o artista Milton Marques vai abordar o tema: “Da Literatura Erudita à Popular”. Depois acontecerá um momento poético com declamações dos servidores Ventura, Fernando Patriota, Fátima Pessoa e Mateus Lustosa Guedes. No final a cantoria ficará por conta dos repentistas Daudete Bandeira e Antônio Costa.
 
O presidente do Tribunal de Justiça observou ainda que o incentivo às atividades culturais continuarão fazendo parte do segundo ano de sua administração à frente do Judiciário estadual. Para ele, essa é uma maneira de interação entre magistrados, servidores e a sociedade, valorizando o talento da casa e a cultura paraibana. “Em 2012 teremos um calendário de atividades culturais”, disse ele, lembrando que este ano várias outras ações foram realizadas na área cultural, destacando lançamentos de livros e os eventos históricos nas comemorações dos 120 anos do TJPB.
 
Já o diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, avaliou que a semana cultural promove os talentos da Justiça estadual e, ao mesmo tempo, possibilita a vinda de convidados de projeção nacional. “Queremos no próximo ano, também, realizar outros eventos dessa natureza. Isso faz parte de uma integração do Poder Judiciário do Estado e da Escola da Magistratura, com a própria sociedade”, disse.
 
Na palestra de abertura, o jornalista Fernando Moura disse que há um sentimento na cultura brasileira de resgate aos valores. Ele fez ainda um relato da vida e da trajetória do artista paraibano. “Estamos redescobrindo a história de Jackson do Pandeiro nos últimos 15 anos. Ele é o único representante na nossa formação musical que conseguiu passar por todos os gêneros musicais. Isso é algo incomum e raro, mas é ao mesmo tempo, um privilégio para a Paraíba”, afirmou o escritor.
 
A Semana Cultural começou na segunda-feira (28) com uma exposição artística no hall do Fórum Cível. São obras de funcionários da Justiça e dos apenados. “É importante  prestigiar a exposição. Sempre fui um admirador e estimulador dos apenados a praticarem esta arte, quando estão cumprindo sua pena de detenção.”, ressaltou o desembargador Abraham Lincoln.
 
TJPB/GeCom

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711