Conteúdo Principal
Publicado em: 26/09/2018 - 18h53 Atualizado em: 17/10/2018 - 10h39 Comarca: João Pessoa

Parceria une Projeto Castelo de Bonecas e Campanha Sou Amigo do Hospital Laureano

A juíza auxiliar da Vara de Execução Penal da Capital (VEP), Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, e a diretora do Presídio Feminino Júlia Maranhão, Cínthya Almeida, fizeram a entrega de 100 bonecas do Projeto Castelo de Bonecas ao Hospital Napoleão Laureano na tarde desta quarta-feira (26). O acontecimento faz de uma parceria firmada entre a unidade judiciária, a direção do presídio e a instituição médica, que é referência no tratamento do câncer, no Estado da Paraíba.

O Castelo de Bonecas é um trabalho de ressocialização desenvolvido no Presídio, em João Pessoa. Sob a coordenação da juíza Andréa Arcoverde, a iniciativa consiste na produção de artigos artesanais feitos pelas reeducandas da Penitenciaria, com ênfase para a confecção de bonecas de pano. Conta com o apoio do TJPB por meio de suporte financeiro disponibilizado pelo Juizado Especial Criminal da Capital (Jecrim), pelo 1ª Juizado Especial Misto de Mangabeira e pela Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA). 

Ao falar sobre a parceria, a magistrada explicou que a ação vai beneficiar tanto as reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão, porque elas vão fabricar e vender as bonecas para o Hospital Napoleão Laureano, quanto a este, que revenderá às pessoas que queiram ajudar à instituição na arrecadação de fundos para a manutenção do estabelecimento médico.

Juíza Andréa com Carneiro Arnaud
Juíza Andréa com Carneiro Arnaud

“Foi uma honra ter recebido o convite da Fundação Napoleão Laureano para que o Projeto Castelo de Bonecas confeccionasse os seus produtos para a Campanha ‘Sou Amigo do Hospital Laureano’. Essa primeira encomenda foi de 100 bonecas, todas com a logomarca da instituição de saúde”, disse a magistrada.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, disse que esteve em um Hospital de Londrina e constatou que lá existia a venda de uns bonecos confeccionados em Fortaleza (CE), que eram vendidos e a renda destinada ao Hospital. “Eu dei essa notícia à doutora Tereza Lira, que é diretora-geral do Laureano e ela abraçou imediatamente a ideia. Entrou em contato com o pessoal que faz as bonequinhas no Presídio e, aqui, nós estamos recebendo o produto para vendermos. Essa ação não só divulga o nome do Hospital, como divulga o importante trabalho das presidiárias”, relatou.

Já a diretora-geral do Hospital Napoleão Laureano, Maria Tereza Lira Batista, disse que as bonecas artesanais das reeducandas do Presídio Feminino serão colocadas à venda de imediato. 

“Compramos cada boneca ao preço de R$ 20,00 e vamos vender por R$ 30,00. Toda arrecadação será revertida para o custeio do Hospital Laureano. As pessoas que se interessarem em nos ajudar, podem se dirigir ao Setor de Doação no próprio Hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e adquirir o produto”, afirmou Tereza Lira.

Também participou da solenidade de entrega das bonecas ao Hospital Laureano a presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa, Eluênia Lucena. Ela explicou que o Conselho é um órgão de Execução Penal, previsto em lei, e é o responsável por mediar o recebimento de recursos. 

“Somos vinculados à Vara da Execução Penal e responsáveis pela elaboração dos projetos de reintegração social dos diversos Presídios. A gente faz e elabora as propostas e os recursos das penas alternativas são destinados à execução, inclusive  do Projeto Castelo de Bonecas”, explicou Eluênia.

Artigos - Parte dos produtos confeccionados é destinada à doação para crianças carentes, outra parte é vendida nas exposições, no Presídio Júlia Maranhão, ou pelo Instagram: @castelodebonecasjuliamaranhao.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611