Patos: Infância e Juventude realiza inspeções para avaliação de serviços dos Creas
Visando o aperfeiçoamento do atendimento prestado no Sistema Socioeducativo em meio aberto, utilizado por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a equipe da 7ª Vara Mista da Comarca de Patos deu seguimento ao cronograma de inspeções realizadas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
O trabalho, sob a coordenação da titular da 7ª Vara Mista e diretora do Fórum da Comarca de Patos, juíza Joscileide Ferreira de Lira, envolveu os Centros das Comarcas de Patos, São Mamede e Malta.
Na ocasião, foram avaliados os programas e serviços existentes nos Creas que são executados pelos adolescentes em meio aberto, como medida socioeducativa, a exemplo de liberdade assistida e prestação de serviço comunitário.
“As inspeções semestrais visam aprimorar o sistema socioeducativo, verificando o cumprimento das medidas e seus resultados”, explicou a juíza Joscileide Lira.
Os Creas prestam o serviço de atendimento e acompanhamento de adolescentes que cometeram ato infracional e que receberam uma medida socioeducativa a ser cumprida em meio aberto, a exemplo da Liberdade Assistida ou da Prestação de Serviço Comunitário.
As medidas socioeducativas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Lei Federal 8069/1990) e são determinadas pela Justiça da Infância e da Juventude, que faz o devido encaminhamento aos órgãos responsáveis pelo acompanhamento e cumprimento.
Por Lila Santos
 
      





