Conteúdo Principal
Publicado em: 17/12/2021 - 12h40 Atualizado em: 17/12/2021 - 12h40 Comarca: Campina Grande Tags: Lar do Garoto, Campina Grande

Por meio de parcerias Vara da Infância e Juventude doa material esportivo para internos do Lar do Garoto

Lar do Garoto, em Campina Grande
Juiz da Infância e Juventude, Perilo Lucena, no Lar do Garoto

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Perilo Lucena participou, nesta quinta-feira (16), de eventos sociais promovidos por instituições parceiras da unidade judiciária, envolvendo jovens e adolescentes internos do Lar do Garoto, localizado na cidade de Lagoa Seca, e alunos das escolas públicas do Município, premiados em evento do Instituto Alpargatas.

Pela manhã, o magistrado esteve no Torneio de Futsal "Ivan Medeiros", realizado no Lar do Garoto, participando da distribuição de materiais esportivos, a exemplo de tênis e meias, adquiridos pela Vara da Infância e Juventude, bem como, bolas, cones, cronômetros e outros instrumentos de lazer e educação, parte dos quais fruto de doação do Instituto Alpargatas. Além disso, o magistrado integrou uma das equipes formada pelos adolescentes.

 

Jogo de futebol
Torneio de futebol no Lar do Garoto

“As atividades transcorreram em clima festivo, onde predominou o respeito, a disciplina e a confraternização, sendo um momento muito especial para todo o sistema socioeducativo paraibano, cujo regime fechado é administrado pela FUNDAC”, destacou Perilo Lucena.

Participaram do evento o diretor-Adjunto do LDG, Antônio Márcio Santana Figueiredo, a equipe psicossocial da Unidade, formada por psicólogas, assistentes sociais, pedagogas e demais profissionais, que assistiram e torceram pelos times, os coordenadores, supervisores e agentes de socioeducação, plantonistas e os internos de todas as alas.

Antônio Márcio ressaltou que a parceria do Lar do Garoto com a VIF é sinônimo de sucesso e que vem dando muito certo, agradecendo o apoio que os magistrados Perilo Lucena e Hugo Gomes têm dado à unidade de internação de jovens e adolescentes. “Estão sempre a nos ajudar e apoiar nas questões e demandas de nossa unidade. O momento de ontem foi marcante e ímpar na vida dos adolescentes e jovens que estão aqui no Lar do Garoto. Tivemos o juiz Perilo jogando no mesmo time deles, se sentiram prestigiados”, ressaltou o diretor-adjunto, realçando que a parceria traz, para a vida dos adolescentes, uma nova oportunidade, uma socioeducação diferente, humanizada.

Para a assistente social e coordenadora Técnica do LDG, Valgerlane do Nascimento Santos, o evento foi extremamente significativo, de interação, aprendizado, igualdade e superação. Ela reforçou a importância da prática esportiva, a união de todos que fazem o sistema da socioeducaçao, bem como, os adolescentes jovens. Um processo de evolução, aprendizado para eles e para os que compõem o Lar do Garoto (Fundac), VIJ, todos os envolvidos. “Gratidão aos juízes Perilo Lucena, Hugo Gomes e todos que fazem a Vara da Infância e Juventude de Campina. Que este evento seja o primeiro de muitos outros que virão”, enfatizou.

Aluno Nota 10 – 2021 - No período da tarde, Perilo Lucena participou da solenidade do Prêmio Educação nota 10, ano 2021, realizado pelo Instituto Alpargatas em parceria com as redes municipais e estadual de ensino, onde foram premiados os alunos com melhor desempenho dentre os critérios adotados pelo Instituto, bem como os professores, gestores e unidades escolares. A premiação ocorreu no Clube Campestre, em Campina Grande, porém os 4 mil alunos, reconhecidos como “Aluno Nota 10”, em 13 cidades brasileiras que o Instituto Alpargatas atua, participaram por meio de uma live show.

Também foram premiados 24 professores, reconhecidos pelas suas melhores práticas de sucesso que foram implementados, levando em consideração os objetivos do desenvolvimento sustentável na aprendizagem do ensino fundamental, com atratividade, planejamento, criatividade e inovação nas aulas do ensino fundamental.

O diretor do IA, Berivaldo Araújo disse ser muito importante para o Instituto Alpargatas ter essa parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba. Ainda conforme o diretor, o Instituto trabalha com foco em educação e atende crianças, adolescentes e jovens dos seis aos dezenove anos, em escolas públicas através de programas de educação integral para a melhoria da qualidade da aprendizagem desses alunos, bem como, com reconhecimento do desempenho de professores.

“A parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande é extremamente importante para nós alinharmos princípios legais, para que possamos contribuir de forma direta e inclusiva com esse atendimento. E a partir deste momento a gente pode ampliar para 2022 nossas ações para outras instituições que não sejam só as escolas públicas municipais. É este o processo de parceria que nós estamos firmando com a Vara da Infância e Juventude. Ficamos agradecidos pela presença do juiz Perilo”, arrematou o diretor.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611