Conteúdo Principal
Publicado em: 08/03/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presença feminina cresce, a cada dia, no Judiciário Estadual

Coordenadoria de Comunicação Social

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo, não só pelas mulheres que conseguiram conquistar seu espaço no campo de trabalho, mas por todos aqueles que as admiram e reconhecem a sua competência.

De dona-de-casa, para mulher de negócios, médicas, engenheiras, parlamentares, procuradoras, juízas, servidoras da justiça, cargos que no passado, não muito distante, eram ocupados, exclusivamente, por homens, que tinham a concepção de que lugar de mulher seria em casa, cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos.

Aos poucos, as mulheres modificaram esse conceito junto à sociedade, e, ao mesmo tempo, estão conquistando espaço e cargos estratégicos nas empresas privadas e nas instituições públicas.

Segundo dados da secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça, existem, atualmente, 86 magistradas, exercendo as suas funções na Justiça Comum Estadual.

Esse crescimento do números de mulheres pode ser  visto, também, nas coordenadorias, nos cartórios e varas judiciais. Conforme dados fornecidos pela coordenadoria das serventias judiciais do TJ, existem 844 servidoras exercendo suas funções nas unidades judiciárias do estado.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ramalho Júnior, destacou a importância da mulher no contexto social. Para ele, a mulher se comporta como uma verdadeira defensora da família, é aquela que ama e se responsabiliza pelos filhos. “A mulher é a verdadeira matriz da sociedade, sem ela a humanidade não existiria”.

Origem
A data foi instituída em 1911, pela UNESCO - Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura – com a finalidade de lembrar uma manifestação organizada por operárias que reivindicavam o direito à licença maternidade, a redução da jornada de trabalho e salários iguais aos dos homens, em 8 de março de 1857, quando morreram queimadas 129 mulheres em uma fábrica têxtil de Nova Iorque.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611