Conteúdo Principal
Publicado em: 14/05/2021 - 17h59 Atualizado em: 17/05/2021 - 15h37 Tags: Dialoga com juízes, Fórum Cível

Presidência do TJ dialoga com juízes do Fórum Cível da Capital

Em reunião realizada nesta sexta-feira (14), o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e os juízes auxiliares da Presidência, Euler Jansen e Rodrigo Marques, levaram informações aos juízes do Fórum Cível da Capital sobre as ações encaminhadas pela Presidência do Tribunal relacionadas a melhorias no trabalho. Foram expostos assuntos como contratação de estagiários da Pós-graduação em Contabilidade; recomendação para uso do Balcão Virtual, ações do Cejusc Cível, entre outros.

O Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, reafirmou o compromisso de buscar sempre soluções para as reivindicações apresentadas pelos integrantes do Fórum Cível o mais rápido possível. “Estamos fazendo uma gestão caracterizada por muito dinamismo para que o Judiciário cumpra sua atividade-fim: julgar processos com celeridade. Apesar da pandemia, os índices de produtividade aumentaram, o que foi possível pelos investimentos realizados na área de Informática. Já estamos com uma licitação em curso para uma grande compra de computadores que irá favorecer ainda mais os trabalhos”, revelou o gestor do Judiciário estadual.

O encontro foi promovido pelo diretor da unidade, juiz Herbert Lisboa. “Conhecemos o espírito público e a forma serena e segura com a qual o Presidente vem conduzindo o TJPB. Mesmo num contexto de pandemia, os projetos estão sendo desenvolvidos e as ações estão sendo executadas dentro da perspectiva da melhoria da prestação jurisdicional”, ressaltou.

A reunião foi inciada com uma apresentação feita pelo presidente da Unimed – João Pessoa, Gualter Ramalho, sobre as atividades de gestão desenvolvidas na pandemia, novos serviços à disposição dos usuários e as perspectivas para o pós-pandemia.

Em seguida, o juiz Euler Jansen informou aos magistrados sobre os estudos da Presidência para acelerar os cálculos pelas Contadorias. “Estamos em fase de análise de questões econômicas e financeiras. Também temos buscado estagiários da Pós-graduação na área de Contabilidade como uma das alternativas de colaborarmos com a celeridade nesta área”, disse.

Na ocasião, o magistrado também recomendou aos juízes maior atenção ao Balcão Virtual, com realização de rodízio para que a ferramenta esteja sempre ativa. Também orientou sobre a necessidade de manter as audiências com os advogados, sempre que necessárias e solicitadas, por meio das plataformas virtuais.

No tocante à digitalização de processos físicos remanescentes, Euler informou que a Presidência concluiu estudos orçamentários e financeiros e a tarefa será feita por meio de contratação de firma terceirizada.

Na área da Conciliação, a diretora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Ana Amélia Andrade, informou aos presentes sobre o esforço concentrado que ocorrerá de segunda-feira (17) até a quinta-feira (20), envolvendo 412 processos relacionados a companhias aéreas. Também comunicou sobre o plano de ação do Núcleo, dirigido atualmente pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, e sobre a implantação de um gabinete virtual de conciliadores.

A reunião com os magistrados do Fórum Cível terá continuidade na próxima sexta-feira (21).

Por Gabriela Parente/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611