Presidente do TJPB inaugura sala-cofre nesta quinta-feira (27)
Na próxima quinta-feira (27), às 16h30, será inaugurada a sala-cofre do Tribunal de Justiça da Paraíba, local onde, agora, estão hospedados todos os sistemas e dados do TJ, que antes eram processados pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). O processo de migração das informações foi finalizado em dezembro do ano passado. A sala está situada no 3º andar do Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior”.
Em visita realizada ao local no dia 7, o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, se mostrou impressionado e destacou duas grandes vantagens que a sala-cofre trará para o Tribunal: a segurança e a praticidade. “Todo o sistema de informática está protegido e os profissionais terão um melhor controle e gerenciamento desta área”, falou.
O coordenador de Suporte e Redes, Henrique Porto, afirmou que a sala é equipada com uma blindagem que vem trazer proteção contra diversos tipos de sinistros, tais como, incêndio, inundação, explosão, entre outros. Informou, ainda, que a sala possui no-breaks e ar-condicionados redundantes (duplicados), gerador, e isso faz com que os sistemas estejam mais disponíveis.
Ele acrescentou que o acesso é feito por biometria, ou seja, através das digitais da pessoa que vai acessar. Quanto aos equipamentos duplicados, Henrique Porto falou que, caso um falhe, sempre há outro que consegue arcar com a carga total do sistema. Já o gerador é acionado em caso de falta de energia e alimenta os dois no-breaks por até 18h.
De acordo com a secretária de Tecnologia da Informação, Lourdes Maria Coutinho, a sala é um marco na história do TJ e um grande ganho para o jurisdicionado. “Os sistemas se encontram dentro do próprio do Tribunal e protegidos. Antes, a infraestrutura era muito vulnerável: um problema num poste poderia ocasionar falta de energia e os sistemas ficavam fora do ar. Hoje, nós temos independência e isso não ocorre mais”, ressaltou.
Por Gabriela Parente