Conteúdo Principal
Publicado em: 12/09/2022 - 21h03 Atualizado em: 12/09/2022 - 21h08 Tags: Presidente do TJPB, Posse, Ministra Rosa Weber, STF

Presidente do TJPB participa da posse da ministra Rosa Weber na Presidência do Supremo Tribunal Federal

Foto da Cerimônia de posse da ministra Rosa Weber teve participação de autoridades de forma presencial e virtual
Cerimônia de posse da ministra Rosa Weber teve participação de autoridades de forma presencial e virtual

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, participou de forma online da posse da ministra Rosa Weber como Presidente do Supremo Tribunal Federal, e do ministro Luis Roberto Barroso, como Vice-Presidente da Corte. A sessão solene realizada, nesta segunda-feira (12), foi prestigiada por autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo. 

Terceira mulher a assumir a Presidência da Corte, Rosa Weber é juíza de carreira. Em seu discurso defendeu o Estado de Direito, o sistema eleitoral, a ética na política e condenou o discurso de ódio. "Sejam as minhas primeiras palavras as de reverência incondicional à autoridade suprema da Constituição e das leis da República, de crença inabalável na superioridade ética e política do Estado democrático de Direito, de prevalência do princípio republicano e suas naturais derivações, com destaque à essencial igualdade entre as pessoas e a estrita observância da laicidade dos Estado brasileiro, com a neutralidade confessional das instituições e garantia de pleno exercício de liberdade religiosa", afirmou a ministra.

A ministra Carmem Lúcia discursou em nome do colegiado e ressaltou a discrição e firmeza da nova Presidente do STF. O ministro Luiz Fux, que deixou a Presidência assumirá os processos da ministra Rosa Weber. 

Carreira

Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, onde tomou posse em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos. 

Vice-presidente
O ministro Luís Roberto Barroso, que assumiu a vice-presidência do STF, é natural de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro. O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013.

Gecom/TJPB com STF

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611