Presidente do TJPB participa do desfile de 7 de Setembro em João Pessoa
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, participou, na manhã deste domingo (7), do desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa.
Na ocasião, o desembargador destacou a relevância da data para a história do país. “O 7 de Setembro é uma grande comemoração para o Brasil, por representar a conquista da nossa independência. É um marco histórico que simboliza um avanço importante e que deve ser sempre lembrado por meio de eventos cívicos e patrióticos, para manter viva a chama da liberdade”, afirmou.
O governador João Azevêdo também participou da solenidade e ressaltou a importância de celebrar a independência não apenas como um marco histórico, mas como um compromisso renovado a cada ano. “É a oportunidade de reafirmarmos a construção de uma sociedade mais livre e democrática, consolidando a liberdade do povo brasileiro e preservando-a diariamente”, disse.
O general de Brigada Helton Fernandes de Andrade, comandante do 1º Grupamento de Engenharia, lembrou que o 7 de Setembro marca o nascimento da nacionalidade brasileira. “Foi nesse dia, em 1822, que o Brasil se tornou independente de Portugal, permitindo ao povo brasileiro se reconhecer como pertencente a uma nação soberana”, ressaltou.
A programação teve início às 7h30, quando o governador João Azevêdo passou em revista as tropas militares. Em seguida, ocorreu o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, com a participação da Banda 5 de Agosto da Prefeitura de João Pessoa. A solenidade contou com o governador João Azevêdo, o general Helton Fernandes e o vice-governador Lucas Ribeiro, responsáveis pelo hasteamento das bandeiras.
O desfile seguiu a partir das 8h, reunindo representantes das Forças Armadas, forças de segurança estaduais e municipais, além de estudantes e instituições civis, que celebraram os 203 anos da Independência do Brasil.
Por Lenilson Guedes
Fotos: Ednaldo Araújo




























