Conteúdo Principal
Publicado em: 14/10/2025 - 18h17 Atualizado em: 15/10/2025 - 21h47 Tags: Visita, entidades classisitas, diálogo, Presidente, TJPB

Presidente do TJPB visita entidades representativas dos servidores e reforça diálogo com a categoria

Foto de Fred e o oficial de justila Joselito
Fred Coutinho em visita ao Sindojus

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, realizou, na tarde de terça-feira (14), uma série de visitas às sedes de entidades representativas dos servidores do Poder Judiciário estadual paraibano. A agenda passou pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (Sindojus-PB), no bairro de Jaguaribe; pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (AOJEP), no Centro; e pela Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ASSTJE-PB), no Poço, em Cabedelo.

“Amanhã estaremos completando 134 anos de Tribunal de Justiça; e nada melhor do que dividir esse dia com os servidores, aquela força motriz do nosso Tribunal de Justiça. Então, para nós que estamos fazendo a gestão, é uma alegria enorme ouvir os anseios dos representantes legítimos das categorias, das suas reivindicações, da busca dos seus direitos. Hoje, como gestor, estamos aqui dividindo esse espaço para que, de forma muito transparente, de forma muito democrática, buscarmos cada vez mais servir ao próximo e servir cada vez melhor. Então, um judiciário forte, unido, só quem ganha é a cidadania.”, afirmou o desembargador Fred Coutinho.

Na primeira parada, no Sindojus-PB, o presidente da entidade, Joselito Bandeira Vicente, destacou propostas para a valorização do oficial de justiça e a ampliação de suas atribuições previstas pela Resolução 600 do CNJ. “Foi uma oportunidade ímpar de podermos aqui, na nossa casa, recebermos o presidente e apresentarmos a ele ideias que nós temos em relação à nossa categoria, ideias que valorizam o oficial de justiça. Ideias como o oficial de justiça como agente de inteligência, que está previsto na Resolução 600 do CNJ; e precisa de ser implementada a questão do oficial de justiça avaliador, o oficial de justiça conciliador, o oficial de justiça leiloeiro. São ferramentas que, sendo utilizadas pelo tribunal, irão otimizar a produtividade do nosso tribunal e irão fazer com que o oficial de justiça tenha um protagonismo muito importante dentro do cenário da prestação jurisdicional.”, declarou o líder classista.

Fred Coutinho e Francy Hélio de Sousa
Fred Coutinho e Francy Hélio (AOJEP)

Na AOJEP, o presidente Francy Hélio de Sousa Maciel ressaltou a importância da unidade entre as entidades e a administração. “A gente está aqui para trabalhar juntos, para caminhar juntos, e isso é uma prova de que realmente ele tem interesse em trabalhar em harmonia com todas as entidades, recebê-lo aqui, na nossa casa, uma associação que é pioneira em defesa dos direitos, não só dos oficiais de justiça, vez que a associação hoje comporta tanto os técnicos, como os analistas e os auxiliares também que fazem parte do quadro de Tribunal de Justiça. Então, de forma bem aberta, que seja assim, que a gente consiga realmente ter essa unicidade para buscar sempre o que é melhor para todos”, enfatizou.

Foto da vistia de Fred a ASSTJE-PB
Fred Coutinho na sede da ASSTJE-PB

A agenda encerrou-se na sede da ASSTJE-PB, onde o presidente José Waldez Lins Rabelo avaliou positivamente a aproximação entre servidores e administração do tribunal. “Para nós, é um motivo de muita satisfação e orgulho receber essa comitiva tão importante do desembargador Fred Coutinho, que cada dia mais aproxima o servidor da administração. Isso é de se louvar e de se dar muita atenção para essa visita. Desembargador Fred Coutinho inaugurou uma nova etapa na Justiça Paraibana, que foi uma etapa de trazer o servidor para junto da administração. Já logo na sua posse, ele disse que servidor e magistrado faziam parte do poder judiciário. Então isso é muito importante para todos nós.”

As visitas foram apresentadas como um passo prático na promoção do diálogo institucional e na busca por medidas que aperfeiçoem a prestação jurisdicional e valorizem servidores e oficiais de justiça.


Ludmila Costa

Fotos: Ednaldo Araújo

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711