Conteúdo Principal
Publicado em: 21/06/2022 - 10h34 Atualizado em: 21/06/2022 - 23h27 Tags: Primeira Câmara Cível, Lançamento de livros, Desembargador Marcos Cavalcanti

Primeira Câmara Cível homenageia Desembargador Marcos Cavalcanti por lançamento de livros

Foto da Sessão da Primeira Câmara Cível
Sessão da Primeira Câmara Especializada Cível

Por unanimidade, a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou um Voto de Congratulação ao Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque pelo lançamento de dois livros de sua autoria: o romance “Gurguri” e a novela “A Botija -Tristão e Angélica”. As obras  foram lançadas no último sábado (18), na Livraria do Luiz, localizada no Centro de João Pessoa, com grande receptividade pelos leitores.

A propositura partiu do Desembargador e Presidente da Primeira Câmara Cível do TJPB, José Ricardo Porto, e aconteceu durante a 13ª Sessão Ordinária do Colegiado, realizada nessa segunda-feira (20), por meio de videoconferência. “Essa homenagem representa e traduz a admiração e o respeito que a Paraíba dedica ao magistrado e intelectual Marcos Cavalcanti, que assimila com fidelidade e sensibilidade o Direito e a Arte”, destacou Ricardo Porto.

Ao parabenizar a iniciativa do Presidente da Primeira Câmara, a Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão disse “que Marcos Cavalcanti tem um dom especial para a escrita, com enorme facilidade de colocar no papel lendas

Foto do Desembargador Marcos Cavalcante
Desembargador Marcos Cavalcante

e histórias. Definitivamente, ele é o grande escritor do nosso Tribunal”, afirmou a magistrada.

Marcos Cavalcanti é identificado com a cultura paraibana, sendo autor de inúmeras obras, inclusive adaptadas para o teatro, a exemplo do seu primeiro romance “Preta Gertrudes”. O Desembargador, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e também integrante da Primeira Câmara Cível, Leandro dos Santos, disse que o Poder Judiciário estadual promoveu uma justa homenagem. 

“O Voto de Congratulação vem realçar a capacidade do homenageado, que engrandece o nome do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo o Desembargador Marcos Cavalcanti uma das maiores expressões literárias do nosso Estado, por isso figura na Academia Paraibana de Letras”, pontuou Leandro dos Santos. Também participaram da sessão o juiz convocado Carlos Sarmento; e a promotora de Justiça convocada, Vanina Nóbrega de Freitas dias Feitosa.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611