Conteúdo Principal
Publicado em: 10/06/2020 - 14h17 Tags: Demanda judicial, Câmaras Cíveis

Primeiro quadrimestre de 2020 tem aumento de 63% na demanda das Câmaras Cíveis do TJPB

As Câmaras Especializadas Cíveis do Tribunal de Justiça da Paraíba apresentaram aumento significativo no tocante à evolução da demanda judicial de processos que ingressaram nos primeiros quatro meses de 2020. Conforme levantamento realizado pela Gerência de Projetos da instituição, de janeiro a abril deste ano, os gabinetes cíveis constataram o crescimento de 63,6% no ingresso de feitos em comparação ao mesmo período de 2018.

Os dados da Gerência de Projetos apontam que, no primeiro quadrimestre de 2020, as quatro câmaras especializadas cíveis receberam 10.706 processos, enquanto em 2019, no mesmo período, ingressaram 7.288 feitos nos gabinetes de competência cível. Isso significa que houve um aumento de 46,9% entre os primeiros quadrimestres de 2020 e 2019. Em 2018, segundo o levantamento, ingressaram 6.543 feitos.

Presidente Márcio Murilo

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, o crescimento da demanda é considerado expressivo e pode ser atribuído à tramitação mais rápida dos processos destinados às câmaras cíveis. “E isso não somente porque são feitos já digitalizados, mas, também, devido ao aumento experimentado no ingresso de novos processos desde o mês de março”, afirmou.

No tocante ao crescimento de 46,9% na quantidade de processos nos gabinetes cíveis no primeiro quadrimestre de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, o presidente do TJPB ressaltou que decorre, também, da suspensão de audiências presenciais devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). “Isso faz com que os juízes destinem força laboral na elaboração de sentenças e, consequentemente, aumentem os recursos para o 2º Grau, um crescimento acima do que estava sendo planejado”, frisou.

Para ele, as ações de priorização do 1º Grau de jurisdição também resultaram em efeitos positivos na demanda processual do 2º Grau. Iniciativas como agregação de comarcas e nomeação de assessores para magistrados têm incentivado o aumento na produtividade como um todo, repercutindo em uma prestação ainda mais célere da Justiça.

“O projeto de valorização do 1º Grau tem se mostrado bastante benéfico, principalmente no que diz respeito ao investimento em tecnologia e inovação. A implantação da Plataforma PJe 2.1, por exemplo, deverá aumentar, ainda mais, a produtividade neste grau de jurisdição. O nosso foco é a otimização do trabalho e comprometimento com o bom andamento da prestação jurídica”, frisou o presidente do TJPB.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611