Projeto Acesso Seguro do TJPB realiza inspeção técnica na Comarca de Pedras de Fogo
Equipe do Projeto Acesso Seguro - uma ação estratégica permanente do Tribunal de Justiça da Paraíba, voltada à segurança institucional - está realizando uma inspeção técnica na Comarca de Pedras de Fogo. Os trabalhos acontecem nesta segunda-feira (17), com o objetivo de padronizar os procedimentos de ingresso e permanência de pessoas nas unidades do Poder Judiciário estadual.
O projeto Acesso Seguro constitui uma das ações da Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, com o apoio e colaboração do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.
Além de Pedras de Fogo, nos últimos seis meses, o Projeto já realizou inspeções nas comarcas de Juazeirinho, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas, Catolé, Pombal, São Bento, Santa Luzia, Gurinhém, Pocinhos, Alagoinha e Esperança, Princesa Isabel, Solânea, Belém, Remígio e Alagoa Nova, Água Branca, Teixeira e Patos.
Segundo Ricardo Vital, “a Comissão Permanente de Segurança é parte ativa desse processo e as inspeções técnicas são testemunho desse compromisso, atestando o espírito realizador das direções sucessivas em nosso Tribunal, destacando o modo próprio e democrático do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho”.
A inspeção técnica envolve capacitação sobre a utilização de equipamentos; padronização de protocolos operacionais de segurança e a utilização correta do sistema de controle de acesso Visit – software responsável pela gestão informatizada de entradas, saídas e circulação de visitantes nas dependências das unidades do Poder Judiciário estadual.
O coordenador do Projeto, Jardel Rufino Sá, disse que “a uniformização das rotinas de controle de acesso contribui para a mitigação de riscos e para a preservação da integridade física de magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e demais usuários da Justiça”. O coordenador intercalou a apresentação da inspeção com o coordenador de Segurança do Fórum Criminal de João Pessoa, Josélio César de Oliveira. O servidor da Gerência de Segurança do Fórum Criminal, Jean Carlo Lira Siqueira, também participou da inspeção.
Gerência do Fórum - O serviedor José Heitor Gomes Marinho, gerente do Fórum, falou da importância da inspeção técnica, destacando a iniciativa que, segundo ele, garante um ambiente de trabalho seguro. O treinamento oferecido pelo TJPB, por meio da Comissão Permanente de Segurança, referente ao Projeto Acesso Seguro, mostrou-se extremamente relevante para o aprimoramento das rotinas de segurança e acolhimento no âmbito do Judiciário. A capacitação apresentou de forma clara os procedimentos de controle de acesso, identificação de riscos e padronização de condutas, contribuindo diretamente para a prevenção de incidentes e para a proteção de magistrados, servidores e usuários. A iniciativa evidencia o compromisso do TJPB em promover um ambiente de trabalho mais protegido, humanizado e eficiente", declarou o gerente.
Por Fernando Patriota




