Conteúdo Principal
Publicado em: 25/03/2024 - 17h40 Atualizado em: 25/03/2024 - 17h30 Tags: Estudantes, Visita, TJPB

Projeto ‘Conhecendo o Judiciário’ recebe 100ª visita de estudantes de Direito no Tribunal 

estudantes
Des. Leandro dos Santos mostra o Palácio aos estudantes

Na tarde desta segunda-feira (25), o projeto ‘Conhecendo o Judiciário’, coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos, recebeu 36 alunos do 2° período do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A iniciativa, lançada em 2013, já recebeu 4.448 alunos de diversas instituições de ensino da Paraíba. A 100ª visita à sede do Tribunal de Justiça da Paraíba marca o retorno das atividades do projeto em 2024 e reafirma seu objetivo em criar um canal de aproximação entre o judiciário e a sociedade.

A visita percorreu os corredores da sede do TJPB, e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Tribunal Pleno, a Galeria dos ex-Presidentes, as Câmaras de Julgamento e o Palácio da Justiça. 

O desembargador destacou a necessidade da comunidade conhecer o real funcionamento do Poder Judiciário, visto que a falta de informações efetivas afastam a população do acesso à justiça.

“Esses jovens serão os futuros operadores do direito, e o nosso propósito é esclarecer todas as suas dúvidas, para que eles possam sair daqui com um objetivo firmado em mente sobre qual profissão desejarão seguir, seja na magistratura, defensoria pública, advocacia, ou qualquer outra. Mas, principalmente, que eles sejam capazes de agir seguindo as leis para a prestação de um serviço jurisdicional eficaz”, afirmou.

Ele ainda pontuou que os estudantes interessados em vestir a toga devem estar cientes da grande missão que cumprirão. “O Judiciário Brasileiro passa por um momento difícil, com um índice baixo de credibilidade perante a população, e cabe a nós reverter esse quadro, informando sobre o que de fato é produzido, a importância da segurança jurídica e a urgência da sociedade confiar e trazer suas demandas para a justiça, pois ela age em favor da comunidade”, reforçou o desembargador Leandro dos Santos.

A professora do Unipê, Lucilene Solano, reiterou sua emoção em estar de volta ao TJPB, pois foi servidora do Tribunal por mais de 33 anos, e ressaltou a necessidade de preservar a justiça como um símbolo da democracia. “É extremamente essencial que esses alunos em formação venham conhecer o papel do judiciário na prática, partindo da visão teórica e aprimorando suas sensibilidades humanas para lidar com a sociedade. Sem dúvidas, esse projeto faz a diferença na vida da sociedade paraibana”, disse.

Para a estudante do curso de direito, Alessandra Borges, foi um sonho realizado a oportunidade de estar presente no Tribunal, visto que sempre admirou o trabalho do Poder Judiciário. “Eu estou maravilhada com cada detalhe, tinha iniciado o curso anos atrás, mas infelizmente tive que trancar e agora estou retomando o meu sonho, reafirmando meus planos, e a idealização de sentar naquela mesa como desembargadora não está tão distante assim”, destacou.

Por Jessica Farias (estagiária)

 

estudantes
estudantes
estudantes
estudantes
estudantes
estudantes
estudantes
estudantes
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611