Projeto 'Conhecendo o Judiciário' recepciona alunos do Curso de Direito da FESP
A recepção começou na nova Sala de Sessões do Pleno, oportunidade em que os alunos conheceram os mais diversos setores do Tribunal e como funciona a Corte de Justiça. “As pessoas não sabem que, muitas das decisões, tratam-se da defesa do idoso, das crianças e dos consumidores e que tem resguardado a sua cidadania”, informou o desembargador.
O magistrado explicou, para os visitantes, todo o funcionamento do Tribunal e de seus órgãos fracionários, a exemplos das câmaras cíveis e criminais, para onde conduziu os alunos, após a vista à Sala das Sessões. Porém, antes de deixar o Pleno, Leandro dos Santos fez questão de mostrar a galeria dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça, enaltecendo os desembargadores-presidentes que se perpetuaram no Poder Judiciário, através de descendentes que hoje fazem parte da Justiça, mantendo a tradição familiar, a exemplo de Arquimedes Souto Maior, Almir Carneiro da Fonseca, Miguel Levino , Antônio Elias de Queiroga, entre outros.
Aos estudantes foi dada a oportunidade de fazer perguntas, o que para o desembargador tornou o encontro mais democrático e interativo.”O funcionamento do Judiciário como órgão julgador é muito mais complexo e exige um aprendizado contínuo”, afirmou.
Ele ressaltou que o mais que centenário Tribunal de Justiça da Paraíba vivencia um momento especial, qual seja ser dirigido, pela primeira vez, por uma mulher, a desembargador Fátima Bezerra Cavalcanti.
“Décadas anteriores a de 80, a mulher não conseguia nem chegar a ser juíza, por conta do preconceito que existia na época. Hoje, sessenta por cento das vagas oferecidas pelo Judiciário, são preenchidas por mulheres, o que demonstra, claramente, que a questão era, simplesmente, de um preconceito histórico que existia contra a mulher”, observou.
Ao final, os alunos conheceram o Salão Nobre, o Memorial do Poder Judiciário e a Cripta de Epitácio Pessoa – único paraibano que chegou a ocupar os três poderes, na esfera federal.
Sobre o projeto - O projeto “Conhecendo o Judiciário”, lançado em abril deste ano, já levou conhecimento do Poder a mais de 500 alunos. Até o final de setembro, todas visitas ao Tribunal por meio do projeto já estão agendadas.
O Projeto não ocorre apenas na Capital, já que foi levado também ao interior do Estado, com audiências já realizadas na cidade de Campina Grande e Patos. No próximo dia 23 de setembro, a juíza Renata Câmara recepcionará os alunos da região de Guarabira.
Gecom - Clélia Toscano




