Projeto “Conhecendo o Judiciário” será apresentado na cidade de Patos na segunda-feira
Em Patos, a diretora do Fórum Miguel Sátyro, juíza Anna Maria do Socorro Hilario Lacerda Felinto, realizará uma audiência de um processo sobre porte de armas na frente de 60 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Em seguida, o desembargador Leandro dos Santos irá tecer comentários respondendo as dúvidas dos alunos sobre o que aconteceu na audiência, para que serve e o que acontece depois no processo.
“Também vamos questioná-los sobre o grau de confiança que eles têm no Judiciário. E nos casos contrários, saber qual fato conduziu o jovem a esse pensamento”, revelou.
Para o juiz Leandro, a falta de informação contribui para críticas infundadas. “Todos os segmentos da sociedade precisam conhecer o Judiciário. A ideia do projeto é desmistificar, de forma que juízes e desembargadores saiam dos gabinetes para levar à população as informações mais elementares do funcionamento da justiça”, argumentou.
O desembargador acrescentou que pretende mostrar o papel dos magistrados na defesa da cidadania e dos direitos sociais. “Nós temos milhares de processos nesse sentido e estamos prontos, atendendo a população da forma mais célere possível. O Judiciário é relevante e cumpre um papel importantíssimo dentro do processo democrático e deve ser prestigiado. Ele não existe apenas para juízes e sim para o povo”.
Gecom - Gabriella Guedes