Conteúdo Principal
Publicado em: 18/12/2018 - 15h14 Atualizado em: 19/12/2018 - 10h45 Comarca: Sapé Tags: Projeto Sapeca

Projeto Sapeca da Comarca de Sapé é beneficiado com doação de uma tonelada de alimentos pela Aemp

O projeto Sapeca, assistido pelo Poder Judiciário do Estado da Paraíba por meio da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Sapé, foi beneficiado com a doação de uma tonelada de alimentos arrecadados pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp) durante a II Cantata de Natal, promovida pela instituição.  A presidente da Associação, Ana Lúcia Alencar Pereira, realizou a entrega dos alimentos na manhã desta terça-feira (18).

Criado pelo Judiciário estadual em 2009, o Sapeca é mantido com recursos de transações penais da Vara do Juizado Especial Criminal de Sapé. Os profissionais que orientam as crianças e adolescentes são cedidos pelos três municípios conveniados e que são Termos da Comarca: Sapé, Riachão do Poço e Sobrado.

Atualmente, o projeto atende 70 crianças em situação de vulnerabilidade de rua. “São crianças que vêm da Casa de Acolhimento de Sapé por questões de ausência dos pais ou negligência familiar. Alguns são filhos de detentos. Eles passam o turno da manhã na Rede Pública Municipal de Ensino e, à tarde, das 13h às 17h, no Projeto onde desfrutam de esportes, aulas de reforço escolar, artes, entre outras atividades. Estamos tentado inserir aulas de música”, relatou a juíza Andréa da Costa Dantas Botto Targino, da 2ª Vara Mista de Sapé, com competência na área da Infância e Juventude.

Sobre a doação dos alimentos, a magistrada disse que ela chegou em boa hora, quando se vive o clima natalino e de solidariedade, devendo beneficiar as famílias das crianças bem como o próprio Projeto Sapeca, que funcionará no mês de janeiro em regime de colônia de férias. “Vamos garantir para as famílias e crianças um Natal digno, sem fome e uma maior alegria. Agradeço de coração a Ana Lúcia por ter contemplado o Projeto Sapeca com essa doação”, afirmou. 

Visivelmente emocionada, a presidente da Aemp, Ana Lúcia Alencar, disse ter sido válido todo o esforço desprendido nos dois anos de trabalho a frente da entidade, onde implementou mudanças significativas na Associação e desenvolveu um trabalho sempre voltado a uma caminhada cristã, solidária. 

“Poder ajudar a quem precisa não tem preço, vale todo o esforço. Esse é o melhor momento de todos os eventos dessa nova Aemp. Aqui, nós transformamos tudo o que sonhamos em realidade”, declarou Ana Lúcia. E acrescentou: “A cantata chega em seu ápice quando levamos alegria à comunidade, que começa com a semente da esperança e da felicidade pela chegada do Natal e termina com a certeza de que Deus olha por todos nós, no momento em que entregamos as doações a quem mais precisa”.

A coordenadora do Projeto Sapeca, Maria do Patrocínio Cananéa, disse que estava recebendo a tonelada de alimentos com muita alegria e prazer, ressaltando que a doação vai fazer toda a diferença na vida das crianças e de seus familiares. 

“Trabalhamos com crianças de seis a 12 anos, que participam de oficinas de higiene e saúde, de cidadania, onde podem conhecer os seus direitos e deveres, como determina o  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ensinamos o que é ser um cidadão, como se portar educadamente, saber entrar e saber sair. Tudo aquilo que, em casa, a família não tem como repassar para essa criança”, relatou Patrocínio, ao agradecer a doação.

Na solenidade de entrega dos alimentos, a presidente da AEMP, a juíza Andréa Botto Targino e demais autoridades foram brindadas com apresentações das crianças, que cantaram e dançaram para os convidados. 


Por Eloise Elane

 

 

 


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611