Conteúdo Principal
Publicado em: 11/04/2023 - 19h59 Atualizado em: 12/04/2023 - 19h19 Comarca: João Pessoa Tags: DITEC, Ditec, Inteligência Artificial

Projeto Sebastiana: Ditec apresenta Inteligência Artificial criada para dar celeridade na movimentação processual

Apresentação do Projeto Sebastiana ao Des. João Benedito
Apresentação do Projeto Sebastiana ao Des. João Benedito

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, acompanhou, na tarde desta terça-feira (11), a apresentação do Projeto Sebastiana, um avanço tecnológico desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, tendo por finalidade a utilização da Inteligência Artificial (IA) a ser utilizado na produção de dados de movimentação processual, proporcionando mais celeridade e eficiência à prestação jurisdicional.

É um projeto inusitado com o uso de avançada ferramenta tecnológica, com a inteligência de sistemas executando tarefas de movimentação processual, similares a inteligência humana, que beneficiará a todos: Justiça estadual e jurisdicionado. O nome da IA foi inspirado na música Sebastiana, do paraibano Jackson do Pandeiro.

Durante a apresentação do protótipo, o desembargador-presidente, João Benedito, falou da importância da iniciativa pelo ganho de tempo e eficiência que proporcionará o 'Sebastiana'. Facilitar e auxiliar na escolha dos movimentos processuais, durante as conclusões do processo, bem como, verificar possíveis inconsistências de documentos já movimentados, para fins de alimentação do Datajud e saneamento dos dados, são vantagens do projeto.

O juiz auxiliar da presidência, Fábio Araújo, destacou a iniciativa como um grande avanço tecnológico, em pouco mais de dois meses da gestão do desembargador João Benedito. Segundo pontuou o magistrado, o projeto ajudará na realização de atividades repetitivas e que, no primeiro momento, a finalidade é fazer um prognóstico das movimentações de despachos e sentenças dos magistrados, na sequência, será feita a correção dos processos, com o objetivo de identificar e corrigir eventuais equívocos nas movimentações.

Projeto Sebastiana: Inteligência Artificial do TJPB
Projeto Sebastiana: Inteligência Artificial do TJPB

“O Sebastiana traz um ganho de transparência no que diz respeito à tramitação processual, pois teremos movimentações fidedignas com as informações contidas dentro dos processos, e facilitará o acompanhamento pelas instâncias superiores, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça, que terá um acompanhamento mais aprimorado das informações que estamos processando”, realçou Fábio Araújo.

O diretor da Ditec, Ney Robson, também destacou o projeto 'Sebastiana' como uma grande inovação, enfatizando a melhora na coleta dos dados, evitando a existência das informações inconsistentes, bem como, a macro-visão de corrigir o passado. Ele destacou o tempo recorde com que o projeto foi gestado. “Esse é o primeiro de muitos que virão, não só para o Pje, mas, também, em outras áreas. A ideia agora é capacitar os servidores para que o uso dessa tecnologia se torne o cotidiano na nossa instituição, uma justiça mais célere e efetiva”, evidenciou.

Os servidores Samuel Aguiar e Aislan Fernandes e a funcionária da Indra, (empresa que presta serviços ao TJPB como fábrica de software) Valéria Medeiros foram os responsáveis pelo desenvolvimento do 'Sebastiana'. A apresentação foi feita por Samuel, que reforçou a relevância da utilização da IA na seara do Poder Judiciário estadual. “A Inteligência Artificial consegue executar trabalhos, que normalmente demandariam tempo, em questão de segundos. Para o Tribunal que usa essa inteligência é um ganho muito grande, e, principalmente para o cidadão, que consegue ter seu processo tramitando rapidamente e, consequentemente, a demanda atendida”, frisou.

Também participaram da demonstração do protótipo as gerentes Caroline Leal (Estratégias e Projetos) e Renata Grigório (Pesquisa e Estatística).

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611